DIVERSIDADES

 

 

diversidade-21-600x306-46c5e2b2

       O Brasil, país tropical, com 8.514.876 km2, conforme informação do IBGE/ 2004 é o país mais extenso da América do Sul e o quinto do mundo. Graças a grande dimensão territorial somos detentores de uma linda e rica paisagem natural e cultural bastante diversifica.

     Foi colonizado por portugueses e no século, XX, alemães, italianos, poloneses e japoneses acrescentaram novos elementos a nossa cultura já bastante influenciada pelos nativos e pelos escravos africanos, o que provocou  uma miscigenação que  talvez seja a maior de todos os povos.

      O resultado dessa mistura de raça, de costume e troca de saberes proporcionou a cada região características peculiares evidenciadas na culinária nos vocabulários e no comportamento diversificado..

       O nordeste do Brasil tem rios, flora, fauna, danças, gírias próprias. O mesmo acontece com a região sul, norte, centro-oeste e demais regiões. Cada pedaço de terra com suas peculiaridades todas importantes, interessantes e curiosas dão ao nosso país uma características especial.

    Quem sai do nordeste e vai para o sul do país ou vice-versa fica surpreso e atrapalhado com tantas diferenças de um lugar para o outro.

    As diferenças começam com as frutas. No solo semiárido do nordeste brasileiro, os chamados sertões, com temperatura media de 25o, com irregularidades temporais, o solo raso e pedregoso, é bom para frutas como o caju, o melão, abacaxi, manga, acerola, seriguela, sapoti, carambola e pitanga dentro outras.

    Em compensação para o nordestino saborear a maçã, araçá, pêra, morango, amora, ameixa e caqui têm que importar do sul do país.

    O vocabulário é outro ponto de diferenças regionais. No Piauí, estado nordestino, abusado é chato, acolá é ali, alvoroçado é aperreado, buliçoso é pessoa que mexe, cagado é sortudo, dar o grau é caprichar, dar o prego é enguiçar, embuchar é engravidar, jerimum é abóbora, mangar é ridicularizar, peba de má qualidade, quenga é prostituta, sustança é energia de alimento, triscar é tocar, varapau é homem alto, xôxa é sem graça, zambeta é de perna torta, zuadento é barulhento.

     O gaúcho não entenderia esse palavreado, mas por sua vez o nordestino chegando ao sul não compreenderia o linguajar da região:  abichornado é  aborrecido, bueno é ótimo, bolicho é bodega, prenda é mulher, daí thê é oi, cusco é cão pequeno, flete é cavalo bom, oigalê é admiração, piá é menino guri, talho é ferimento, xucro é arisco, zunir  é  ir-se apressadamente.

    Quem participa do banquete nordestino não esquece a tapioca, o angu, a paçoca, o sarapatel, o vatapá enquanto que no sul a culinária predominante é italiana e alemã, mas o churrasco, arroz carreteiro, feijão mexido misturado com farinha de mandioca, puchero cozido com carne e legumes, a cuca caseira e o revirado também são guloseimas inesquecíveis  para quem os saboreia.

    As músicas sertanejas, o forró, o baião são por demais apreciadas pelos nordestinos enquanto que o gaúcho aprecia o balaio, a dança chula, sapateado, fandango e a contradança.

   Há muitas diferenças de região para região, mas existem certas crendices que não se sabe de onde veio e quem inventou, se coisas do norte ou do sul, mas tanto lá como cá se sabe que:

  1. Pulseira na perna é sinal de virgindade.
  2. Mulher que passa batom sem olhar no espelho é boa de cama.
  3. Uma mulher bronzeada vale por duas.
  4. Um homem apaixonado vale por três.
  5. A mulher que transa somente de noite pare também à noite.
  6. Quando a fumaça do cigarro faz um círculo é porque a pessoa amada está pensando nela.
  7. Beber no copo de outra pessoa faz descobrir segredos dela.
  8. Mulher com tudo em cima não foi bem amada.
  9. Toda mulher pequena é danada e valente.
  10. Quem acha tudo gostoso e bonito está feliz.

                                                      Esse Brasil tem coisas…

 www.recantodasletras.com.br   13.02.2008
MARIA DILMA PONTE DE BRITO APAL
CADEIRA 28

PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1ºOCUPANTE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s