Cadeira nº 05

OCUPANTE ATUAL: BRENO PONTE DE BRITO
Data da posse: 12.05.2017

Fto_Breno crachá

Breno Ponte de Brito é publicitário, professor, design gráfico, servidor público e escritor. Natural de Parnaíba-PI. Formou-se em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Possui especialização em Marketing e Mestrado em Letras pela UFPI. Começou sua atuação profissional no ano de 2000 como freelancer, prestando serviços de criação publicitária para empresas. Trabalhou por 6 anos em agências de publicidade como Redator e Diretor de Criação.
Entre os anos de 2005 a 2007 escreveu a coluna Broadside, publicada no Jornal O Dia. Em 2008, a coluna transformou-se num blog do portal 180graus.com, permanecendo no ar até 2012.
Fez parte do quadro de professores efetivos da UFPI, lecionando no curso de Comunicação Social – Jornalismo. Foi coordenador do curso de Publicidade da Faculdade AESPI e professor universitário por 16 anos.
Em 2011 lançou seu primeiro livro: “Broadside – a propaganda vista por dois lados”, uma coletânea de artigos sobre propaganda e marketing escritos durante seu período como articulista da coluna homônima.
É autor também da obra “Da Brancura à Sujeira – uma análise dos discursos publicitários de Omo”, livro fruto de sua dissertação de Mestrado.
Em 2021 publicou seu mais recente livro, “Minha vida é um Instagram aberto”, que reúne um apanhado de frases, textos, versos, aforismos e outros escritos que são publicados em seu perfil no Instagram.
Além de integrante da Academia Parnaibana de Letras, também é titular da Cadeira nº 13 na Academia Mundial de Letras da Humanidade.

Conheça suas obras:
Broadside –  A propaganda vista por dois lados
Da brancura à sujeira – uma análise dos discursos publicitários de Omo
Minha vida é um Instagram aberto

Contatos: falecomigo@brenobrito.com
@brenobrito1 (Instagram)


1o OCUPANTE: RAIMUNDO FONSECA MENDES. (23.07.1918 – 11.08.1996)
Natural de São Luís, capital do Maranhão. Colaborou em várias áreas do serviço público e privado de nossa cidade. Poeta, radialista e jornalista. Foi locutor da Rádio Educadora de Parnaíba.


2o OCUPANTE: ALDENORA MENDES MOREIRA (08.06.1926 – 25.09.2012)
Professora.  Natural de Pedro II. Escritora, formada em História, amante e conhecedora do Delta do Parnaíba e do folclore piauiense. Autora de várias obras, inclusive, Cartilha Sapoti, Conhecendo História & Geografia do Piauí em parceria com Diderot Mavignier e “Personalidades Atuantes da História da Parnaíba – ontem e hoje”.


PATRONO: ALARICO JOSÉ DA CUNHA

Alarico Jose da Cunha

Alarico José da Cunha nasceu em 1883 numa fazenda nos arredores da atual cidade de Timon. Estudou no Liceu Piauiense e, em 1903, veio para Parnaíba. Com inteligência de alto nível e muita leitura, Alarico da Cunha logo se destacou na sociedade parnaibana como uma referência intelectual de alta grandeza, com fluência em várias línguas e conhecimento voltado para muitas áreas. Por muitos anos foi funcionário da Booth Line, empresa da Inglaterra com escritório em Parnaíba. Fluente na língua inglesa, ele mesmo ia a Tutoia comandar o embarque de carga nos grandes navios.

Em 1938, aos 31 anos, Alarico juntou-se aos caixeiros que fundaram a União Caixeiral e foi um dos sócios mais empenhados para a instalação da escola e construção do prédio e é autor da letra do Hino da União Caixeiral.
Para a impressa local e de outras cidades, escreveu artigos, crônicas, contos, ensaios, poemas, memórias. Durante os anos 40 e 50, foi redator-chefe da Aljava, jornal de Benedito dos Santos Lima. Alarico da Cunha tornou-se um raro conhecedor da Doutrina de Alan Kardec e exerceu o cargo de presidente do Centro Espírita Perseverança do Bem. Na Maçonaria foi profundo estudioso da Ciência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s