Dossiê Versania (3): Nascimento.

20170827_1618482

Agosto de 2017:

Entregas e emoções

Claucio retorna para casa com os livros e inicia a entrega a cada autor. A maioria passa na sua residência. Para a entrega do restante, é marcado um encontro no Parnaíba Shopping.

Os momentos de entrega são de muita emoção, tanto para os poetas, como para o organizador, que expressou sua alegria:

“Todo o esforço e luta valeram a pena, quando vejo o brilho no olhar destes jovens ao receber o livro”.

Preços e gastos

Em mais uma votação no grupo, é decidido o preço que Versania irá custar: 30,00, salvo alguns casos de pessoas, a cargo de cada autor, que compraram na pré- venda.

É organizada uma “vaquinha” para custear o Buffet de lançamento.

Em parceria com a UFPI, alunos do curso de turismo em estágio de eventos, são selecionados para atuar na organização do lançamento de Versania.

Ensaios e ansiedades

Os poetas de Versania se reunem no Porto das Barcas, local do primeiro encontro, para ensaiar a apresentação do Sarau Musical Versania, que servirá de abertura ao lançamento.

A interação entre eles já é grande, assim como a ansiedade pelo grande dia.

Os poetas se reúnem mais uma vez, porém na Praça Mandu Ladino.

Setembro de 2017:

No dia 4, os poetas fazem o último ensaio já nas dependências do Sesc Avenida.

No dia 5 a obra é lançada! Segue matéria vinculada à mídia através do poeta e também versaniano Marcello Silva no blog Chavalzada:

Poetas do Versanias – Versanianos
Foi lançado ontem (05/09) em Parnaíba a Coletânea Poética “Versania”. O evento ocorreu no auditório do Sesc Avenida e contou com a participação de escritores, jornalistas, autoridades e comunidade em geral. Segundo os organizadores, mais de 300 pessoas estiveram presentes.
O evento iniciou as 19:30 h com Jefferson Portugal e Joyce Cleide interpretando a música Motivo de Fagner com letra do poema de Cecília Meireles. Posteriormente, houve o recital protagonizado pelos poetas escritores da obra.
Em sequência, discursou o Jornalista e ativista cultural Arlindo Leão mencionando a importância, para comunidade parnaibana, do Jornal “O Piagui”, sendo este impresso a base para a idealização da obra Versania; e representando, a Academia Parnaibana de Letras, discursou a acadêmica e escritora Dilma Pontes que apresentou “Versania” aos presentes com ênfase e sapiência. Claucio Ciarlini, organizador da obra, discursou em nome dos autores, agradecendo a todos que colaboraram com projeto.
Ao término dos agradecimento, os autores versanianos fizeram uma surpresa ao idealizador do projeto, Claucio Ciarlini, o presenteando com um quadro com referências artísticas a Versania feito pelo artista Frank Cunha. Posteriormente, houve coquetel e sessão de autografo com os autores no pátio do Sesc.
Sobre Versania:

A obra é organizada pelo professor Claucio Ciarlini editor do Jornal O Piaguí Culturalista. Este ano O Piaguí completa dez anos de circulação e a Coletânea faz parte das comemorações deste feito. Os poetas participantes: Marcello Silva, Alciomar Neto, Alexandre César, Carlos Pontes, Carvalho Filho, Daltro Paiva, Emanuel Carvalho, Fernandez Rocha, Filipe Cavalcante, Jailson Jr. (nosso colunista) Jaqueline Silva, Jefferson Portugal, Joyce Cleide, Junior Gualberto, Leonardo Rodrigues, Luana Silva, Morgana Sales, Gustavo Rosal, Fernando de Oliveira, Sousa Filho, Tiago Fontenele e Zilmar Junior. Diagramação de Fábio Bezerra e Organização de Claucio Ciarlini.

Dilma Pontes – Escritora e Jornalista
Claucio Ciarlini – Editor do O Piagui e idealizador de Versania
Arlindo Leão – Jornalista e ativista cultural

A seguir: Repercussões!

2 comentários sobre “Dossiê Versania (3): Nascimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s