Dossiê Versania (2): Gestação

20170615_111357

Fevereiro de 2017:

O grupo de poetas reunido por Claucio Ciarlini (organizador) recebe as primeiras informações acerca da obra. De que se trata de uma coletânea onde deve haver divisão igualitária de pagamentos, com cada membro tendo o mesmo número de páginas (ainda a votar) e que os membros teriam um prazo “x” para entregarem sua parte.

Consistiu num período sem muito diálogo entre o grupo.

Março de 2017:

O grupo recebe a informação de que cada membro deve confirmar a sua participação na obra até o dia 30 de abril. Alguns poetas deixam o grupo, a maioria, mulheres. Outros são adicionados, alguns, com ajuda ou indicação de membros já inseridos.

As interações entre os poetas, embora ainda tímidas, começam a crescer.

Abril de 2017:

É criada a “Guilhotina Virtual”, como uma forma mais leve e descontraída de pressionar aqueles que ainda não se pronunciaram no grupo, nem mesmo para confirmar sua participação. Na madrugada do dia 30 de abril para 01 de maio, exatamente a zero hora, 7 membros foram limados do grupo.

Maio de 2017:

Os poetas recebem a missão de enviar seus poemas para o email de O Piaguí até a data de 31 de maio. Fotos e biografia até 30 de junho. E que eles teriam até o dia 31 de julho para darem a sua contribuição para a obra.

O organizador também começa a estimulá-los a pensar num título, que ao final seria escolhido de forma democrática. Também começa-se a conversar sobre o número de páginas para cada autor e o modelo.

Os membros passam, com isso, a interagir mais e a se enxergarem com mais clareza, até mesmo poética. É marcada uma primeira reunião presencial para acontecer em 15 junho, em pleno feriado de Corpus Christi, para uma possibilidade maior de todos estarem presentes.

Junho de 2017:

As indicações de título para a obra segue a todo vapor. A maioria dos membros dá pelo menos uma indicação, com destaque, tendo mais sugestões, para os membros Zilmar Junior, Sousa Filho, Leonardo Rodrigues, Luana Silva, Carvalho Filho e Joyce Cleide. Porém é o título de Fernando de Oliveira, Versania, que acaba conquistando a maioria dos votos, votação ocorrida no primeiro encontro, onde também são definidas outras especificidades, a citar: número de páginas para cada autor, a disposição das fotos, se haveriam fotos, e o tamanho do livro. O poeta Carvalho Filho é o primeiro a dar a contribuição financeira.

Amizades começam a ser construídas em meio a algumas pequenas turbulências, mas ao fim, todos conseguem enviar o material. O grupo, agora chamado Versania – Coletânea Poética se torna mais que um grupo profissional.

Julho de 2017:

A votação, já costumeira no grupo, agora se volta para a capa, tendo algumas artes e fotos para a escolha democrática. Em destaque, as pinturas de Ana Catarina, amiga de Jefferson Portugal e as artes de Fernando de Oliveira. Vence a de Fernando, porém é decidido que as pinturas de Catarina apareceriam dentro da Obra, na parte da “orelha” e serviriam para estampar a capa de uma segunda edição.

Os pagamentos começam a se intensificar e durante este período a obra passa por diagramação (feita por Fábio Bezerra) e revisão (em conjunto).

Ainda no mês, um segundo encontro presencial é realizado, no intuito de uma revisão em conjunto da obra, com cada um verificando como ficaria a sua parte.

Todos conseguirem realizar o pagamento de suas cotas e os poetas se encontram com Fábio para a revisão final.

Agosto de 2017.

Versania entra na Gráfica Sieart em 01 do mês com previsão de saída para 01 de setembro. Os versanianos, como assim passaram a se chamar, começam a articular o lançamento da obra para o dia 05 de setembro. Locais são pensados, mas o SESC Avenida é o escolhido para o nascimento de Versania – Coletânea Poética.

No dia 24 de agosto, portanto, uma semana antes do prazo estipulado, Versania fica pronta na gráfica e Claucio juntamente com Leonardo Rodrigues partem para buscar a obra!

Continua com: Nascimento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s