Além do Brasil EUA VI

Terra adorada. Entre outras mil és tu Brasil, ó Pátria amada. Dos filhos deste solo és mãe Gentil. Pátria amada Brasil. Palavras de Joaquim Osório Duque Estrada, o autor da letra do Hino Nacional Brasileiro. Não existe nenhum local como esse país verde amarelo, aqui sou amiga do rei, aqui tem banho de mar e rio. Tem belas paisagens como o Campo dos Persas cantado por Manuel Bandeira – Pasárgada.  Está quase chegando a vez de relatar acerca desse pátria querida. Antes porém daremos continuidade aos relatos Além do Brasil.    

MIAMI E.U.A – Agosto 2014. Saímos do Aeroporto Petrônio Portela de Teresina com destino a Miami. Ficamos hospedados no Hotel três estrela Courtyard Mariott que além de confortável é muito bem localizado. Perto do Downtown Miami Shopping, de supermercado, restaurantes e farmácias. Nos sentimos muito bem em Miami. Tudo tem mais proximidade com o Brasil, inclusive a culinária. Sempre depois de um dia agitado de passeios terminávamos em um restaurante cubano (Riconcito Cubano Restarant) que ficava perto do hotel. Éramos bem recebido no local que reservava mesa para os brasileiros dando toda atenção possível. Ficamos frequentes também do supermercado Publix cheio de novidades e o bom era que ficava bem pertinho de nossa hospedagem.    

Miami fica no estado da Flórida, é um centro turístico muito visitado especialmente por causa de suas praias. A nossa comunicação foi tranquila porque se fala comumente o inglês e o espanhol.

Fizemos um tour panorâmico, passando pelos principais pontos turísticos da cidade: Downtown Miami, Beach, Coconut Grove e bairros interessantes do local. Terminamos o passeio com um almoço em Miami Bach onde ficamos o resto da tarde que por sinal foi maravilhosa.

Miami é um local para fazer compras. Assim sendo marcamos presença do Dolphin Mall Miami, um shopping que possui todas as lojas que os outlets possuem. Lá encontramos mais de 240 lojas de marcas internacionais além de praça de alimentação e cinema. É um centro de compras com bons preço, confortável e muito bonito. Gostei muito da loja da Macy´s, inclusive tinha uma perto do hotel e compramos bolsas, roupas, perfumes tudo bem em conta. De Miami fomos para Nova Iorque.

NOVA IORQUE – Agosto de 2014.  É a cidade mais populosa dos Estados Unidos e o maior centro financeiro comercial do mundo.

Ficamos hospedados no Hotel Roosevelt que foi cenário de vários filmes inclusive o de nome “Encontro de Amor” (2002) que relata a história de uma camareira (Jannnifer Lopez) com um político (Ralph Fiennes). A sua localização é excelente. Fica próximo ao Rockfeller Center, Time Square, Biblioteca Pública e do Grand Central (maior estação ferroviária do mundo).

No dia que chegamos fomos a noite para o complexo Rockfeller Center que fica entre a 5ª e 6ª Avenida. O local é belíssimo pela sua arquitetura e decoração. Chama atenção a estátua de bronze de Atlas que chega a pesar sete toneladas e várias bandeiras americanas hasteadas servindo de cenário fotográfico aos turistas. Tem 19 edifícios que ocupa a área de 800 metros quadrados. Depois de conhecer parte desse ambiente fomos para o restaurante do próprio espaço ficando a admirar toda aquela grandeza.

A Time Square é uma grande praça que fica no cruzamento da Avenida Broadway com a Sétima Avenida. É uma área comercial com prédio luminosos, indústria de entretenimento, lojas de famosas marcas internacionais. Lá tem palhaços, estátuas vivas, mágicos, pessoas fantasiadas, bailarinas, músicos, etc. Era nossa passagem obrigatório quando retornávamos ao hotel porque ficava no caminho. Amei esse espaço. Ali todo mundo está feliz, é uma alegria contagiante.

O Central Park foi outro local que me deixou deslumbrada. Tinha muita vontade de conhecer esse cenário que já havia sido apresentado várias vezes pela televisão, jornais e filmes. O espaço tem 340 hectares de área, é um dos maiores parques urbanos do mundo. É uma visita obrigatório dos turistas mas também dos iorquinos que vão caminhar, andar de bicicleta, praticar esporte e tomar banho de sol. Tem várias atrações. Local encantador.

Registramos com fotos a nossa presença no prédio triangular de Nova Iorque que foi cenário da longa metragem “Homem Aranha 2”. O prédio é excêntrico, chama atenção pelo sua formato e é conhecido por “Ferro de Engomar”, porque realmente parece com o formato de um ferro. Tem 22 andares dentro dos 87 metros de altura. Ele foi desenhado pelo arquiteto urbanista Daniel Burnham e seu nome oficial é Fiatiron Building.  

O River Hudson, o Rio Hudson, banha Nova Iorque. Tem 507 km e deságua no oceano Atlântico. Não perdi a oportunidade e registrei minha presença a margem desse ponto turístico que é de grande importância e belo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Outro ponto imperdível de Nova Iorque é o Museu de Cera Madame Tussaude que possui um grande número de celebridade. É uma verdadeira obra de arte. Robin Williams, Marilyn Moroe, Bradd Pitt e Angelina Jolie, Barack e Michelle Obama, Dalai Lama, George Clooney entre outros famosos estão lá em tamanho natural parecendo vivos. Achei impressionante e registrei vários deles para meu álbum de viagem.

Registramos também presença inclusive comprovadas com fotos junto ao Touro de Wall Street que fica Bowling Green, no distrito financeira de Manhattan, em Nova Iorque.  É uma obra de bronze do artista Anturo Di Modica e pesa 3,5 toneladas com altura de 4,9 metros. Faz parte do roteiro turístico do local.

São imperdíveis os musicais da Broadway. Seus espetáculos tornaram-se mundialmente famosos, devido a qualidade de sua produção com altos investimentos e atores competentes além dos efeitos especiais e cenários incríveis. Assistimos “Les Miserábles”. Clássico francês, escrito por Vitor Hugo. Um espetáculo!

Mais encantador ainda foi percorrer a Ponte de Brooklyn com 1.834 metros e uma das mais antigas ponte de suspensão dos Estados Unidos. Ela liga os distritos de Manhatlan a Brooklyn. Fizemos essa travessia sobre o rio East a noite, vendo a cidade toda iluminada ao som da música New York, New York. Momento único.

O World Trade Center (WTC), caracterizado pelas Torres Gêmeas que foi inaugurado em 1973 com 110 andares e destruído durante ataques de onze de setembro de 2001 é um local emblemático. Um novo edifício foi construído no local com 541 metros de altura. Visitamos também o Museu e Memorial 11 de setembro no local onde ficava as Torres Gêmeas. No parapeito das fontes do memorial constam os nomes das 2 977 vítimas mortas no atentado e de mais 11 falecidas em 1993 quando um carro bomba explodiu na garantem subterrânea do Trade Center.

Foi um momento triste e ao mesmo tempo importante ver in loco a última morada de John Lenon, o músico renomado esposo de Yoko Ono, que foi assinado quando voltava de uma gravação na porta do prédio onde residia Edifício Dakota em Nova York. A imagem do prédio na época foi muito divulgada em jornais, televisão e hoje é um ponto turístico. Foi emocionante visitar o local.

Fiquei encantada também ao conhecer o Lincoln Center em Nova Iorque. Um complexo artístico que abriga Ópera, ballet, orquestras, biblioteca, teatro, shows e eventos culturais. No espaço tem uma bela praça com uma fonte no meio belíssima que foi palco das fotos que registramos para o álbum de viagem.

A Estátua Liberdade era meu sonho conhecer. Ela fica na Ilha da Liberdade no Porto de Nova Iorque. É de cobre e foi um presente dada aos Estados Unidos pelo povo da França. Representa uma Deusa Romana carregando uma tocha e com outra mão a Declaração da Independência dos Estados Unidos.

WASHINGTON – Agosto 2014. Começamos nossa estada em Washington visitando o Museu Espacial que oferece aos visitantes o prazer de pilotar a nave. Lá tem registros da história do ar, do mar e do espaço. Muito impressionante. Ele mantém a maior coleção de aeronaves e naves espaciais do mundo. Incrível!

Conhecer a Casa Branca residência oficial do Presidente do Estados Unidos e sede oficial do Poder Executivo foi muito gratificante. Na verdade lá é uma parada obrigatória para quem visita os Estados Unidos. Em 2014 o Presidente era Barack Obama.

Importante foi visitar o Capitólio onde funciona o Congresso e o Senado. O prédio é belíssimo. Tem 88 metros e a cúpula do Capitólio é uma das construções mais fotografadas da capital dos Estados Unidos.

Em Washington fomos ao Memorial de Guerra do Vietnã. O nome de todos os soldados falecidos na guerra estão inscritos nas paredes de mármore do memorial que tem uma extensão de 75 metros.

Esta foi nossa viagem no ano de 2014. Um passeio incrível. No álbum de fotografia tem o registro de tudo que aqui ficou descrito e algo mais que omiti porque o texto já está por demais longo. Estou gostando de escrever esses relatos porque me faz recordar momentos agradáveis. Precisamos aproveitar a vida que é curta, lembrando porém que o mundo é grande. E gostei da frase de uma autor anônimo que diz: um passaporte cheio de carimbos é melhor do que uma casa cheia de coisas.

Próximo capítulo: julho de 2015. Portugal, Madrid e Barcelona.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s