Alunos visitam Academia Parnaibana de Letras e Memorial Humberto de Campos

Um grupo de dezesseis alunos da Escola Arco Iris, no bairro de Fátima, zona norte, estiveram na manhã desta quinta-feira (1º) visitando a Academia Parnaibana de Letras.

Os estudantes foram recepcionados pelo presidente em exercício, acadêmico,  escritor e jornalista Antônio Gallas Pimentel e pelo também escritor e romancista, diretor da biblioteca Antônio de Pádua Marques Silva.


“É com muita alegria

Que recebemos vossa escola

Sejam todos bem-vindos

À nossa Academia!”

Com a saudação acima, Gallas Pimentel disse da satisfação da APAL em estar recebendo grupos de estudantes parnaibanos que demonstram interesse em conhecer a finalidade, importância e a composição da nossa entidade.

Os alunos da Escola Arco Iris estavam acompanhados da professora Katiane, coordenadora do Fundamental II, da professora Cristiane, que acompanhava o grupo, da professora de redação Joyce Cleide Araújo e de uma das diretoras da escola, a professora Vitória Isaura.

Logo após a recepção no auditório “Testa Branca” onde foram exibidos slides com fotos sobre a criação da Academia e com as fotos dos atuais membros e nome dos patronos das cadeiras, os alunos visitaram o Memorial Humberto de Campos, onde estão expostos livros, manuscritos, objetos pessoais, fotos, máquina de escrever, canetas, bengalas e o fardão do escritor  maranhense na Academia Brasileira de Letras.

Ao final da visita foram distribuídos aos alunos, livros dos escritores parnaibanos Gallas Pimentel, Altevir Esteves, Pádua Marques, Alcenor Candeira e outros livros, bem assim o “Contos Entre Gerações” produzido por Claucio Ciarlini, também membro do sodalício. Também foram distribuídos para alunos e professores cópias do texto BREVE RELATO SOBRE ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS da professora e acadêmica Maria Dilma Ponte de Brito publicado em uma das edições do Almanaque da Parnaíba – a Revista da Academia, como o próprio texto já diz, Dilma narra a história da Academia Parnaibana de Letras, que no próximo ano estará completando 40 anos de sua criação.

A próxima escola a visitar a Academia Parnaibana de Letras será o Colégio Assis Brasil, o qual foi fundado por uma neta do Patrono da Cadeira nº 10, o poeta Francisco Ayres. A Cadeira nº 10 teve como primeiro ocupante a poetisa, teatróloga e contista Jeanete de Morais Souza. Atualmente a referida cadeira é ocupada pelo médico e prefeito de Parnaíba Francisco de Assis de Moraes Souza. A data da visita do Colégio Assis Brasil será no próximo no dia 6, terça-feira. Fotos: APM Notícias.

Informações e fotos Fotos: APM Notícias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s