
Boa noite a todos!
Cumprimento o presidente da AMLH, o escritor Camilo Martins, a presidente da AMLH – seccional Parnaíba, a escritora Maria Dilma Ponte de Brito e os demais membros da mesa de honra.
Recebi a nobre incumbência de recepcionar os sete novos membros de nossa Academia Mundial de Letras da Humanidade. No que confesso, não foi tarefa fácil. Porém, desafios honrosos como esse…. Missões preciosas como essa jamais podem ser recusadas. Mesmo que consistam em grande, ou melhor, enorme responsabilidade!
Dar boas vindas a cidadãos tão atuantes em suas respectivas carreiras, que tanto contribuíram para a nossa região, para ao nosso estado, e até mesmo para o nosso país, é algo que me traz grande emoção, no que também me faz recordar de minha posse, em março deste ano, quando em discurso, expressei meu pensamento sobre esta academia, quando mencionei que: Sentimento de bondade, benevolência, em relação aos semelhantes, ou de compaixão, piedade, em relação aos desfavorecidos. São características inerentes à palavra Humanidade, que inserida no nome de uma Academia de Letras, e principalmente uma Academia de abrangência mundial, é algo que vem a fortalecer, tanto a base, como as missões deste sodalício.
E os sete novos acadêmicos, como vocês já devem ter percebido, carregam essas características aliadas ao grande conhecimento, talento e formação inerentes a cada um deles. Sete exemplos de profissionalismo e dedicação ao outro, à sociedade. O nosso estado possui uma forte dívida pelos tamanhos serviços já prestados por estas pessoas que aqui estão. Embora reconhecimento eles até já tiveram, porém seus feitos excedem qualquer honraria que já receberam. No que a Academia Mundial de Letras, consciente do importante papel desempenhado pelos novos acadêmicos, de suas biografias, caráter, abriu as portas e como consequência, se tornará ainda mais fortalecida com a presença destes.
Dito isto, passo então para a leitura da biografia de cada um dos novos imortais, ressaltando que, por se tratar de um discurso de recepção coletiva (no que geralmente o tempo não é amigo), consiste apenas numa pequena amostra de seus respectivos currículos:
ANTONIO LINKOLN ALVES BORGES LEAL
Nascido em primeiro de julho de 1991, na cidade de Floriano-PI.
Biomédico Patologista Clínico. Especialista em Hematologia Clinica e Banco de Sangue -INCURSOS-GO;
Mestre em Química Biológica pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Doutorando em Química Biológica na Universidade Regional do Cariri; Atuando com desenvolvimento de produtos bioativos derivados de produtos naturais e sintéticos, perfil químico e avaliação de atividades farmacológicas e biológicas.
Docente colaborador na Universidade Federal do Piauí – UFPI onde é membro Pesquisador no Laboratório de Pesquisa em Microbiologia e Parasitologia – LPM; membro do grupo de pesquisa em Nanotecnologia, exercendo atividade prática, com ensaios sobre avaliação da atividade antimicrobiana, avaliação da atividade moduladora da resistência bacteriana exercida por produtos naturais e sintéticos e atividade fotossensibilizante destes sobre linhagens bacterianas. bem como introdução a nanotecnologia.
Possui mais de 38 artigos científicos publicados em periódicos internacionais, Autor do livro Fisiologia do Exercício na prevenção e tratamento da diabetes, co- autor no livro de biotecnologia: das bases as inovações tecnológica.
Revisor ativo da revista internacional Trends in Medicine, possui 4 patentes em andamento sobre para combate de superbactérias, câncer do colo uterino e atividade antidepressiva.
– Seja bem vindo, confrade Antonio Leal!
BRENO PONTE DE BRITO
Publicitário, professor, design gráfico, servidor público e escritor. Natural de Parnaíba-PI. Formou-se em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Possui especialização em Marketing e Mestrado em Letras pela UFPI. Começou sua atuação profissional no ano de 2000 como freelancer, prestando serviços de criação publicitária para empresas. Trabalhou por seis anos em agências de publicidade como Redator e Diretor de Criação.
Entre os anos de 2005 a 2007 escreveu a coluna Broadside, publicada no Jornal O Dia. Em 2008, a coluna transformou-se num blog do portal 180graus.com, permanecendo no ar até o ano de 2012.
Fez parte do quadro de professores efetivos da UFPI, lecionando no curso de Comunicação Social – Jornalismo. Foi coordenador do curso de Publicidade da Faculdade AESPI e professor universitário por 16 anos.
Em 2011 lançou seu primeiro livro: “Broadside – a propaganda vista por dois lados”, uma coletânea de artigos sobre propaganda e marketing escritos durante seu período como articulista da coluna homônima.
É autor também da obra “Da Brancura à Sujeira – uma análise dos discursos publicitários de Omo”, livro fruto de sua dissertação de Mestrado.
Em 2021 publicou seu mais recente livro, “Minha vida é um Instagram aberto”, que reúne um apanhado de frases, textos, versos, aforismos e outros escritos que são publicados em seu perfil no Instagram @brenobrito1.
– Seja bem vindo, confrade Breno Brito!
EDNA SANTOS
Psicanalista e Poetisa, Especialista em Clínica Psicanalítica da Infância e Desenvolvimento Humano e Mestranda em Psicopatologia da Infância.
É imortal pela Academia Passagense de Letras, (APAGEFRAN), ocupante da cadeira 39.
Membra da Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo (AILAP)
Integrante das Oficinas do Sesc- PI: Laboratório de Experimentação e Criação Literária; Laboratório de Escrita Criativa; “Desce a Letra” – ambas do Sesc-PI; Laboratório de Narradores Literários e Literatura de Cordel; outras formas de expressão; “Pedagogia dos Saraus”: teoria e prática literária e educativa; Laboratório de Crônicas e Laboratório de Escrita Criativa para Mulheres.
Possui poesias publicadas no Jornal “O Piagüí e Participou da Revista O Piagui Edição de Quarentena, 2020 (primeira e segunda edição). Possui textos publicados nas coletâneas: Experimentos Poéticos (2019); Poemas entre Gerações, Determinação e Superação (2020); Balaio Elétrico, Giras(Sol), Antologia Encantos Nordestinos, Terra uma Poética entre Nós, Antologia Fortalezense Fortalecendo Laços, (In)sensíveis Sentimentos, Piauí Poético, Esperança em Tempo de Pandemia 2 e Crônicas Entre Gerações (2021); Onde Canta o Sabiá e Prelúdio, ambas de 2022.
Foi uma das vencedoras do concurso Almanaque da Parnaíba – 73ª edição, 2022, onde recebeu Certificado de Mérito Literário 2022 da Academia Parnaibana de Letras.
– Seja bem vinda, confreira Edna Santos!
GEORGE DA SILVA
George Luís da Silva nasceu em Buriti dos Lopes no Piauí, porém já residente em Parnaíba há muito tempo. É filho de Francisco da Silva e Maria Teresa da Silva.
Graduado em Letras-Português pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí) e Pós- graduado em Metodologia da Língua Portuguesa pela Faculdade FAEME.
George é poeta, cordelista, compositor, professor de Língua portuguesa e Espanhola (Gramática, Literatura e Redação). Em 2018, publicou seu primeiro livro intitulado Itinerário de Carne e Osso, participou da coletânea Poemas entre Gerações organizada por Claucio Ciarlini e José Luiz de Carvalho.
É colaborador no jornal O Piagui impresso e online e publicou no ano de 2021 o cordel intitulado Geração O Piagui cujo conteúdo enfatiza a história, os desafios e as conquistas do jornal democrático.
É idealizador e editor do Canal Vulcão Literário no YouTube e atualmente é organizador, juntamente com o poeta Alexandre César, da I Coletânea Vulcão Literário com participações de 30 autores.
– Seja bem vindo, confrade George da Silva!
LIA RACHEL DE SOUSA PEREIRA SANTOS
Nascida em Teresina-PI no dia 04 de Março de 1981, filha de José James Gomes Pereira e Sônia Maria Rodrigues de Sousa Pereira, casada com Fábio Henrique Almeida dos Santos, mãe de José James Gomes Pereira Terceiro.
Advogada inscrita na OAB/PI- 7317 e militante nas áreas Cíveis (Direito de Família e sucessões, contratos e responsabilidade civil), previdenciária e administrativo desde 2010; Sócia- proprietária dos escritórios Lia Pereira Sociedade de Advogados unidades Teresina e Barras desde maio de 2010 aos dias atuais; Formada em Ciência da Computação pela UESPI, em 2004, Especialista em Sistema de informação para web, em 2006; Formada em Direito pela Aespi, desde 2009; Especialista em Direito e Processo Penal pela UCDB, em 2008; Professora de Direito de Família e Sucessões da Faculdade Cet (2014-2016); Professora de Processo Civil Fatepi(2018) e professora de Processos de Família na Escola Judiciária-Ejud(2014-2016), Professora do Curso de Iniciação a Advocacia da Escola Superior da advocacia ano 2018, co-autora do livro Pluralismo e Democracia: Desafio para o Constitucionalismo Contemporâneo, de 2019.
Possui alguns artigos publicados na revista Direito Hoje.
Exerceu vários cargos importantes no decorrer de sua carreira, no Governo do Estado do Piauí, Procuradoria Geral De Justiça Do Piauí, na Prefeitura Municipal de Teresina, PMT/PI, dentre outros.
– Seja bem vinda, confreira Lia Raquel Santos!
MARCELO BARBOSA DE MORAIS
Nascido em 28 de janeiro de 1970, filho de Julio Paes de Morais e Terezinha Barbosa de Morais.
Consultor jurídico com mais de dez anos de experiência, Marcelo Barbosa de Morais é formado em Direito pela Faculdade Estácio de Sá do Rio de Janeiro e possui MBA em Direito Previdenciário e MBA em Integração de Competências no Desempenho da Atividade Judiciária com Usuários e Dependentes de Drogas.
O currículo profissional do homenageado destaca experiência em litígios e investigação jurídica nas áreas de direito constitucional, criminal, administrativo e ambiental. Também atuou como assessor jurídico do Exército Brasileiro entre os anos de 2013 e 2019.
Atual Superintendente do Patrimônio da União no Estado do Piauí. Mestrando em gestão pública na universidade federal do Piauí
Alguns Prêmios e títulos:
2020 – Mérito Municipal, Prefeitura de Parnaíba/PI
2020- Amigo da Capitania dos Portos do Piauí, Capitania dos Portos do Piauí
2021- Cidadão Teresinense, Câmara Municipal da Teresina/PI
2022 – Cidadania Piauiense, Assembleia Legislativa
– Seja bem vindo, confrade Marcelo Barbosa!
WILTON PORTO
José Wilton de Magalhães Porto nasceu em São João do Piauí, filho de Raimundo Magalhães Porto e Sebastiana Oliveira Porto.
É graduado em Administração de Empresas (UFPI). Exerceu inúmeros cargos e funções durante sua trajetória, a citar: Diretor do Deptº de Artes e Cultura do Diretório Acadêmico “3 de Março” – FUFPI – Campus Ministro Reis Veloso – Parnaíba-PI e Presidente do Diretório Acadêmico “3 de Março”.
Dentre as atividades comunitárias e culturais, citarei algumas das várias:
– Vice-presidente do Conselho da Sociedade Cristã São Vicente de Paula.
– Assessor da Equipe da Pastoral da Juventude da Diocese de Parnaíba
– Integrante do Núcleo de Educação Popular de Parnaíba (NEPP)
– Presidente da Fundação Cultural “Assis Brasil”
– Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba, Cadeira nº 37.
– Fundador do Grupo de Jovens da Seicho-No-Ie – Parnaíba.
– Autor de várias peças teatrais.
– Membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí e presidente da entidade por duas vezes, além de diretor, Regional de Parnaíba.
– Membro da Academia Parnaibana de Letras, Cadeira nº 34.
– Medalha do Mérito Renascença: oferecida pelo governo do Estado pelos serviços prestados como escritor, jornalista e professor. 2009.
– Diploma como personalidade destaque do ano de 2009, como jornalista, oferecida pela Fundação “Raul Bacelar” – Parnaíba-PI.
Entre os anos de 1977 e 2008 publicou diversas obras, a citar: Eu, a Poesia e o Século, , Se Pudéssemos Gritar, 40 Minutos Entre o Céu e o Inferno e O Curtidor de Peles. Participou das antologias e coletâneas; Poesias do Campus, Poemarítimos, a Trilogia Entre Gerações (Contos, Poemas e Crônicas), Piauí Poético, dentre outras. Atuou em jornais, blogs e meios de comunicação.
– Seja bem vindo, confrade Wilton Porto!
Caros confrades, a Academia Mundial de Letras da Humanidade vos recebe com muita alegria e com a convicção de que nosso espaço humano do saber estará bem mais rico e iluminado com a vossa presença.
Bem vindos!
