A NOVA FASE DA LITERATURA PARNAIBANA, por Antônio Gallas

Lançamento de Versania, segunda edição. Setembro de 2018.

Novos nomes têm surgido no cenário literário e cultural da cidade de Parnaíba, por esta razão não temos dúvidas em afirmar de que a literatura parnaibana está caminhando “de vento em popa”.

            São novos escritores, poetas, cronistas, contistas, romancistas, na sua maioria jovens e até adolescentes, que estão a enfeitar este novo cenário da literatura parnaibana. Grande parte oriunda do Jornal Cultural “O Piagui”, da coletânea Versania coordenados por Claucio Ciarlini.

            A coleção de coletâneas “Entre Gerações”, também criada por Ciarlini e dividida em três etapas que foram “Contos entre Gerações” seguido de “Poemas entre Gerações” e por fim “Crônicas entre Gerações” é um exemplo desta nova fase da literatura Parnaibana. Nessas coletâneas, encontram-se em cada uma delas um número significativo de escritores e poetas de todas as idades, ou seja, do adolescente ao idoso, como o meu caso que participei de todas.

            Por outro lado, a Academia Parnaibana de Letras elegeu também para os seus quadros, jovens e pessoas de mais idade, como os que já foram empossados: Claucio Ciarlini, Ednólia Fontenele, Dante Ponte de Brito, Diego Mendes Sousa, Kenard Kruel (a tomar posse) e o desembargador José James Gomes Pereira que tomou posse em junho passado.

            Por último, para a edição de 2021 do Almanaque da Parnaíba – a revista da Academia, a APAL realizou um concurso literário nas modalidades Poesias, Crônicas e Contos do qual participaram 29 concorrentes, classificados 05 candidatos (do primeiro ao quinto lugar) em cada categoria.

            É mais uma prova de que a literatura parnaibana desponta em uma nova fase, uma fase áurea, digamos assim, com novos literatos, jornais e blogs on-line em evidência.

            Vale ressaltar que a atual diretoria da Academia Parnaibana de Letras – Academia Viva tem dado necessário apoio e incentivo esses jovens, novos literatos de Parnaíba pois serão eles a continuação das letras na cidade tendo em vista ser assim um dos princípios naturais da vida humana.

Lançamento de Contos entre Gerações, em outubro de 2019.
Evento Corredor Literário – Sesc Caixeiral – 2018
Evento II Corredor Literário – Sesc Caixeiral – 2019

Por Antônio Gallas.

Texto originalmente publicado no jornal Norte do Piauí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s