PARTE V.1 ESTADOS COM A LETRA “P”

JARDIM BOTÂNICO CURITIBA PR

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS APAL – CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1ºOCUPANTE HUMBERTO TELES DE SOUSA MACHADO

BRASIL NA ORDEM ALFABÉTICA

ESTADOS COM A LETRA “P” – PARTE V.1

         O Brasil tem cinco estados que começam com a letra “P”: Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco e Piauí. Na Parte V relatei as minhas andanças pelos estados do Pará e Paraíba. Dando continuidade agora chegou a vez do Paraná.

         PARANÁ (2017) – O estado do Paraná está localizado ao norte da região sul. É terra de muitos pinheiros e araucárias. Tem um pequeno litoral de apenas cem quilômetros superando somente o Piauí com sessenta e seis quilômetros de mar. Sua Capital é Curitiba.

         CURITIBA (PR) 2017 –  É uma cidade planejada, uma enorme metrópole com muitas indústrias e atrativos turísticos. Grande produtora de cervejas artesanais, oferece uma excelente qualidade de vida. Achei a cidade linda e agradável.

Para chegarmos em Curitiba saímos do Aeroporto Petrônio Portela de Teresina (dia 30.03.2007 às 15h20), fizemos escala em Brasília e seguimos em outro voo para São Paulo. Do Aeroporto de Congonhas (SP) partimos para o Aeroporto Afonso Pena em Curitiba (PR) onde deveríamos chegar às 17h55. Deveríamos, mas chegamos com muito atraso porque no dia 30 de março de 2007, exatamente no dia de nossa viagem, os controladores de voos paralisaram todos os voos do país reivindicando um plano de carreira, desmilitarização do controle aéreo, pagamento de uma gratificação extra, etc. No início os voos começaram a atrasar e o último avião a levantar voo na referida data foi o nosso com destino a Curitiba. Os demais foram cancelados.

Enfim, chegamos a capital paranaense e fomos hospede do Bristol Flexy Upper, que fica na rua XV de novembro. Aproveitamos todas as belezas da cidade. Para tanto fizemos uso do famoso ônibus de dois andares que faz rota completa favorecendo aos visitantes conhecer todas os cartões postal da localidade.

Começamos pelo CENTRO HISTÓRICO DE CURITIBA. A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco fundado em 1737, é o templo antigo e abriga o Museu de Arte Sacra. Nas suas proximidades apreciamos prédios do século XVIII e XIX. Também nesse espaço encontramos o Memorial Curitiba além de lojinhas, bares e restaurantes.

Continuando o tour chegamos no MUSEU OSCAR NIEMEYER –  É o maior e mais moderno Teatro do Brasil, conhecido também como Museu do Olho, por causa de seu formato que lembra um olho. O museu tem acervo permanente e obras itinerantes. Tarsila do Amaral, Candido Portinari, são exemplos de nomes que lá encontrados. Os salões são enormes, tudo muito grandioso, uma beleza ímpar. Registrei com fotos nossa presença e arquivei no meu álbum de viagem.

BOSQUE DO PAPA – O Bosque do Papa é outro lugar encantador. Abriga mais de trezentas araucárias e no centro tem sete casas que refletem a arquitetura polonesa dos imigrantes. São feitas de madeira encaixada.  A primeira foi construída em 1883 e guarda a gravura de Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia. Esse espaço oferece ainda trilha para caminhada, ciclovia, parque infantil, lojinha de artesanato e vista agradável. Registrei com foto para meu álbum de viagem. O local é conhecido também pelo nome de Memorial Polonês e foi inaugurado após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba.

PRAÇA TIRADENTES – Na Praça Tiradentes está a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e também o Marco Zero. Fotografei a Catedral para deixar registrado no meu álbum de viagens.

RUA DAS FLORES – A Rua das Flores foi o primeiro calçadão para pedestres do Brasil. No meu álbum de viagem tenho lindas fotos de um suntuoso prédio onde funcionava a Casa Bancária e também de muitas flores coloridas embelezando o espaço. Quando visitei o local estava acontecendo uma exposição de carros o que atraiu grande quantidade de pessoas.

JARDIM BOTÂNICO – Fiquei encantada com a estrutura metálica e a grande quantidade de espécies botânicas que atrai pesquisadores do mundo inteiro. O jardim foi inaugurado em 1991 e é cartão postal da cidade. O parque tem jardins floridos, espaço para piquenique, cenário para lindas fotos e estufa de vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

TEATRO GUAÍRA – O Teatro Guaíra fica na Praça Santo Andrade por sinal bem próximo ao Bristol, hotel onde nos hospedamos. A Praça é ampla e agradável, muito arborizada e com vários prédios em sua volta. O Teatro é um dos maiores da América Latina. Nas suas proximidades, está a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil, fica quase na frente do Teatro, é só atravessar a rua.

ÓPERA DO ARAME –  Cartão postal da cidade. É um teatro feito de estrutura de aço e estrutura metálica, coberto com placas transparentes de policarbonato. Uma verdadeira obra de arte. Muita frequentado pelos turistas e também fotografado. Vários acontecimentos artísticos e culturais acontecem no local. Não tem como não ficar perplexo com tanta beleza.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

SANTA FELICIDADE – Continuando o nosso passeio na capital paranaense chegamos ao Bairro Santa Felicidade. Esse nome foi para homenagear a uma antiga moradora do local de nome Felicidade Borges, benfeitora de agricultores italianos recém- chegados a cidade. Local de gastronomia típica italiana, bares, restaurantes, casas de vinhos e chocolate. É o principal eixo gastronômico de Curitiba. Amei esse espaço.

Curitiba é uma cidade ecologicamente sustentável, com alto nível de educação, boa estrutura e dinamismo econômico. É uma cidade de museus, bosques e parques. Não deu para conhecer todas as belezas da capital paranaense em virtude do tempo que não foi suficiente, mas como boa turista que sou aproveitei o máximo que pude. Foi um viagem maravilhosa e enriquecedora. Valeu!

Outro estado brasileiro que começa com a letra “P” é o estado de Pernambuco. Perdi as contas das vezes que visitei a capital desse estado. Nas primeiras vezes que fiz turismo por lá não tinha a preocupação de registrar com fotos e nem tinha o meu diário on-line. De qualquer forma vou descrever o que minha memória guardou.

Pernambuco é um estado nordestino que fica entre os dez mais populoso do Brasil. É banhado pelo Oceano Atlântico e berço de ilustres personalidades como: Paulo Freire, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Nelson Rodrigues, Joaquim Nabuco, Cristóvão Buarque, dentre outros. Sua capital é Recife, a chamada Veneza Brasileira por causa de sua paisagem contada por pontes, rios e canais.

         RECIFE (PE) 1982 – A primeira vez que fomos a Recife foi por volta do ano de 1982. Como não encontrei registro dessa viagem vou relatar as minhas lembranças desse passeio. Recordo que visitamos o centro histórico da cidade, conhecemos os famosos restaurantes, a orla marítima, igrejas e o centro comercial. E fomos até OLINDA (1982) aproveitando que estávamos somente a seis quilômetros dessa cidade colonial pernambucana. Lembro que foi lá que comemos pela primeira vez o tradicional peixe pernambucano “agulha frita”.

RECIFE(PE) ABRIL/2004 – Voltamos a Veneza Brasileira em abril de 2004. Ficamos hospedados na linda Praia de Boa Viagem nas proximidades do Shopping Boa Viagem onde éramos frequentes. Nesse passeio fomos até o município pernambucano BREJO DE MADRE DE DEUS, ao local Fazenda Nova que fica a duzentos e dois quilômetros de Recife. Assistimos lá o espetáculo da Paixão de Cristo, no maior teatro a céu aberto do mundo, Nova Jerusalém. Tiago Lacerda foi o interprete de Jesus Cristo nesse ano de 2004. Nesse encenação estavam presente doze mil pessoal e seiscentos e cinco ônibus foram contabilizados no local. A peça contou com cinquenta atores, quatrocentos e cinquenta figurantes, nove palcos e quarenta e sete atos. O espetáculo durou três horas e foi inesquecível.

Saindo de Recife para chegar na Fazenda Nova passamos em CARUARU(PE) que fica a cento e trinta quilometro da capital pernambucana. É uma das cidade mais populosa do estado e famosa pela sua grande feira. Local onde se encontra todo tipo de artesanato: renascença, rechilieu, bordado em geral, artesanato de barro, madeira, palha, couro, roupas, bolsas, calçados e ainda a gastronomia pernambucana. Passamos também em GRAVATÁ, cidade linda, agradável de clima maravilhoso. Lá é parada obrigatória no Rei das Coxinhas. Ponto tradicional dos turistas para saborear essa guloseima que é bem feita e gostosa.

  RECIFE (PE) 2004/2005 – Retornamos a capital pernambucana no final de 2004 e ficamos até os primeiros dias de 2005. Nos hospedamos novamente na Praia de Boa Viagem e foi lá que passamos a virada do ano. Escutando Alceu Valença cantar ao vivo, na beira mar, diante de um show pirotécnico recebemos o despontar do ano de 2005. Belas recordações!

         Nessa viagem fomos até o município de IPOJUCA (01 de Janeiro/2005) mais precisamente na Praia de PORTO DE GALINHAS que fica a menos de sessenta quilômetros de Recife, percurso que se faz em uma hora dependendo do trânsito. É um lugar maravilhoso com piscinas de águas claras e mornas formada entre corais. O bom de lá é mergulhar nas águas límpidas dar comida aos peixinhos que nadam a sua volta e apreciar aquela paisagem linda. Muitos turistas estavam começando o  ano nessa belíssima praia, o que ocasionou restaurantes lotados, assim como as lojinhas de artesanatos, mas nada que estragasse o encantamento daquele momento espetacular.

         RECIFE (PE) 2007 –  Desta vez a nossa ida a Recife teve uma razão especial. Participamos de uma cerimônia de casamento realizado na Igreja de Nossa Senhora dos Homens Preto. Igreja construída no ano de 1630, localizada no Bairro Santo Antônio, construção típica das existentes do século XVIII. A recepção aconteceu na Usina Dois Irmão. Esse espaço está localizado as margens de uma reserva de Mata Atlântica e possui um mil e setecentos metros quadrados com jardim, salão climatizado, área externa coberta. Um local encantador.

         Nessa viagem retornamos ao cento histórico de Recife, o chamado Recife antigo e fizemos aquele mesmo roteiro da primeira vez que tivermos na capital pernambucana. Muitas coisas mudaram e evoluíram. O centro da cidade estava realmente muito bem cuidado e bonito.  Dizem que ir a Recife e não conhecer a sua parte antiga é como se for a Paris e não ver a Torre Eiffel. As construções antigas, as praças, as ruas, museus são atrações imperdíveis. Adorei rever tudo outra vez. Retornamos também a OLINDA (2007), oramos na Catedral da Sé, construída em 1540. Igreja linda com altares folheados a ouro, azulejos portugueses, ladeada de barraquinhas onde você pode saborear a tapioquinha com café feito na hora e também comprar artesanato nas lojinhas espalhadas ali por perto.

         RECIFE(PE) 2013 – Registramos mais uma ida a Recife. Desta vez fomos de carro e voltamos de avião O objetivo era levar um carro Punto do filho que estava fazendo doutorado na capital pernambucana. Ficamos hóspede dele no apartamento que ficava no bairro Madalena. Saímos de Parnaíba, fazendo uma parada em PICOS para o almoço, pernoitamos em SALGUEIRO e na manhã seguinte seguimos viagem fazendo parada para almoçar em CARUARU. Salgueiro é conhecida como “Encruzilhada do Nordeste” por ser o ponto mais central da região nordeste. Em Caruaru não perdi a famosa e tradicional feira onde ainda fiz umas comprinhas de toalhas lindas trabalhadas no rechileau.

         Chegamos ao nosso destino por volta das quinze e trinta horas e demos uma rápida descansadinha. Queríamos aproveitar a noite recifense. Começamos jantando ao som de músicas acompanhada no piano no Restaurante Estrela do Mar. No dia seguinte fomos para Boa Viagem e almoçamos no Restaurante PapaCapim. A noite fizemos outra vez um tour no Recife antigo para ver a cidade iluminada e jantamos no Shopping Rio Mar que era novidade na capital pernambucana. Essa viagem foi rápida e retornamos a Teresina pelo voo Gol e de lá seguimos para o nosso destino final, Parnaíba.

         RECIFE(PE) 2016 – Em novembro de dois mil dezesseis, mais precisamente no dia vinte e quatro, partimos de Parnaíba com destino a cidade denominada Veneza Brasileira. Encontramos o Aeroporto Internacional de Recife Guararapes/ Gilberto Freyre já todo ornamento de Natal.  No dia seguinte almoçamos no shopping Recife no restaurante Coco Bambu. Curtimos a praia de Boa Viagem, fomos as compras no Shopping Bel Mar e retornamos a Parnaíba. A viagem foi rápida porque fomos apenas para assistir uma defesa de doutorado que por sinal foi muito bem sucedida. A comemoração foi no restaurante Spettus. Comida farta, gostosa, bem servida sem falar com a estrutura requintada, louça fina e garçons educados. O ambiente fez jus a festa e alegria do doutor e seus convidados.                        

         Nossas idas e vindas a Recife foram várias. Nem sei se cheguei a registrar todas. O certo é que a cidade é linda e agradável. Tem crescido bastante e o trânsito tem ficado cada vez mais caótico. Coisa de cidade grande e de progresso.

         Do Estado de Pernambuco citei nesse texto a capital, Recife e as cidades de Olinda (duas vezes), Brejo da Madre de Deus, Caruaru (duas vezes), Gravatá, Ipojuca e Salgueiro. Não vou dizer que conheço profundamente todas elas mas tenho noção de cada uma. Cada qual com sua atração e suas características.                        

         Para concluir os estados brasileiros que começam com a letra “P”, está faltando falar do Piauí. Ficará para o próximo capítulo. Aguardem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s