Além do Brasil Itália ParteIV

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS APAL
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1 º OCUPANTE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA

“Amo esse Brasil mesmo atrapalhado, confuso e errado. A gente fala, protesta nessa terra nada presta mas no fundo é infinita essa paixão pela pátria. Se a bandeira se levanta, lá vem um nó na garganta. Ouça meu país aqui baixinho qualquer perigo que corra, se for preciso que eu morra, eu morrerei por você”. Faço minhas as palavras de Djalma Andrade, professor carioca, conhecido como Bola Sete, autor da poesia “Brasil Atrapalhado”.

          Vai chegar a hora de falar sobre esse meu lindo e imenso Brasil, mas agora vamos continuar escrevendo além dele.

          VENEZA (ITÁLIA) – Outubro 2013. Em Veneza nos hospedamos no HOTEL MAGGIOR CONSIGLID – Fiquei encantada com tanta beleza. Conhecer essa cidade cheia de canais, pontes, palácios góticos renascentistas era o meu sonho. Esse desejo aumentou quando assisti a novela “Por Amor”. Ao ver Regina Duarte e Fagundes passeando de gondola entre os canais de uma forma tão romântica me fez pensar: um dia irei ver tudo isso in loco. E de fato aconteceu tudo igual, o passeio na gondola ainda foi com direito a música e tem duração em média de trinta minutos. Essa é uma atração turística bastante cobiçada na cidade dos canais. Muitas delas levam violonistas, saxofonistas para dar mais emoção. Os gondoleiros usam uniforme e geralmente chapéu. Não deu para reclamar de nada, foi só prazer. Digo isso porque já escutei críticas a respeito dos canais e do odor da água. De Veneza o destino foi Verona.

VERONA (ITÁLIA) – Outubro 2013. Cidade que fica ao norte da Itália. Ela é famosa por ter sido o cenário da peça Romeu e Julieta de Shakespeare. Visitamos a Casa de Julieta, um construção do século XIV. Vimos a janela onde o casal ficava namorando. Lá tem uma estátua de bronze de Julieta onde os turistas fazem fila para tocar no seu seio para ter sorte no amor, assim diz a lenda. Pelo sim pelo não eu toquei. Na cidade italiana também nos fizemos presente na Arena de Verona, um anfiteatro de estrutura antiga palco de lutas entre gladiadores. Atualmente é palco de apresentação artísticas, musicais e teatro. Dormimos nessa linda cidade italiana e no dia seguinte fomos para Milão.

MILÃO (ITÁLIA) – Outubro 2013. Milão é a capital da moda. É um lugar imponente com muitas atrações culturais, bons restaurantes e convidativa as compras. A cidade está repleta de boutiques de luxo e na semana da moda reúne estilista de todo mundo. Fiquei encantada com a Catedral de Milão. Sua fachada é de mármore e o piso de mosaico. Outra construção impactante é a Galleria Vittorio Emanuelle II, também conhecida como Salão de Milão. Data do século XIX (1865/1867) formada por dois arcos perpendiculares cobertos por uma abóbora de vidro e ferro, lindos vitrais e mosaicos abrigando lojas famosas e agradáveis restaurantes. Sua localização fica entre a Catedral e o Teatro Scala. As marcas Praga, Louis Vuitton, Gucci estão lá presentes dentre tantas outras famosas. Ao entorno das galerias pode-se provar da gostosa culinária da região com a presença de pizza, espaguete, nhoque e um bom vinho. Local agradabilíssimo. Enche os olhos com tanta beleza.

Na Parte V descreveremos a nossa estada na Suíça e na França. Estou gostando desse relato porque volto ao tempo recordando momentos inesquecíveis. Lembrando mais uma vez que o objetivo maior desse trabalho é resguardar a lembrança dessa viagem impedindo que ela se desfaça. Aqui “na nuvem” estará protegida.

Não sei o autor da frase: “Viajar primeiro te deixa sem palavras, depois te torna um contador de histórias”. É assim mesmo. Fiquei deslumbrada com tantas belezas e aprendizado depois passeia a partilhar com meus amigos lindas histórias e experiências além do Brasil. Contando histórias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s