Além do Brasil-Itália-ParteIII

MARIA DILMA PONTE DE BRITO APAL
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1º OCUPANTE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA

          Eu amo com fé e orgulho a terra em que nasci. Sei que não verei nenhum país como este. O céu, o mar, os rios, a floresta. A natureza está aqui perpetuamente em festa. Estou plagiando Olavo Bilac no seu poema “A Pátria”. Assim vejo o meu querido Brasil, exatamente como descrito pelo maior escritor do parnasianismo brasileiro.

          Tenho muito a escrever sobre o Brasil, mas vamos agora continuar o relato “Além do Brasil”. Estamos ainda na Itália no mês de outubro de 2013.

          POMPEIA (ITÁLIA) – Outubro 2013. Cidade do Império Romano que foi destruída pela erupção do Vulcão Vesúvio no ano de 79 e passou 1600 soterradas até ser descoberta por acaso. Visitar Pompeia é relembrar as aulas de história. O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pelo UNESCO. O Sítio Arqueológico de Pompeia é um verdadeiro labirinto de ruínas. Circular nesse espaço observando a destruição provocada pelas chuvas pedras e gases vulcânicos que destruíram casas, ruas, deixando pessoas petrificadas ajoelhadas, abraçadas, outras tentando fugir, é ver in loco o que nos foi contado nos livros e pelos professores A visita ao local é uma viagem ao passado que nos dá a oportunidade de pisar o mesmo chão dos antigos e romanos e também foi uma oportunidade de ver o Vulcão Vesúvio, o único da Europa Continental a ter entrado em erupção nos últimos 100 anos.

          ILHA DE CAPRI – Outubro 2013 – De Pompeia para a Ilha da Capri fomos de barco e chegamos lá debaixo de muita chuva. Nada que impedisse os turistas circularem, fazendo compras, tirando fotos e apreciando aquela beleza ímpar. Capri é uma ilha do Golfo de Nápoles, cidade italiana. O local é frequentado por gente elegante, que também aprecia aquele mar esmeralda e frequenta os restaurantes finos e sofisticados. Fiquei encantada com a beleza e a exuberância do local. Saímos da Ilha no Funiculare uma espécie de trem que nos levou ao Porto de Nápoles para retornarmos ao barco e depois pegamos um ônibus até a Roma.

          FLORENÇA – Outubro 2013-  considerada o berço do renascimento italiano e uma das cidades mais bela do mundo. Terra de Dante Alighieri e com muitos museus, galerias e pontos turísticos emblemáticos. É maior cidade da região da Toscana, berço da arte e da arquitetura italiana. Passeando pelas ruas já é possível apreciar as lindas praças, edifícios históricos, monumentos, igrejas e palácios. Lá visitamos a Praça Michelangelo onde tem um mirante oferecendo uma bela vista da cidade e um monumento em homenagem ao maior criador da história da arte, Michelangelo. Na entrada da Galeria Dell´ Accademia tem várias obras de artistas italianos inclusive a estátua de David feita por Michelangelo sendo uma das mais conhecidas na arte universal. Fiquei encantada com esse espaço e registrei tudo com fotos.

       No mercado de Florença tem um famoso porquinho de bronze que na verdade é um javali, mas lá é chamado de “Porcellino” (porquinho), onde os turistas fazem fila para tocar no seu focinho porque diz a lenda que quem fizer isso fica rico. Eu toquei mas ainda não enriquei. Hans Christian Ardersen escritor dinamarquês autor de diversos contos de fada como o Patio Feio e a Pequena Sereia descreve também o Porquinho de Bronze em ocasião de sua passagem a Florença. Conhecemos a Catedral de Santa Maria del Fiore, a ponte de Vechio com a torre Piazza del Signoria.  Fotografei também a Ponte Velha, a Igreja de São Lourenço e outros pontos turísticos estão registrados no álbum da viagem. De Florença fomos para Veneza. Na próxima parte, a IV, falarei sobre nossa estada em Veneza, Verona e Milão.

          Diz um provérbio Chinês: “aquele que retorna de uma viagem não é mais o mesmo que partiu”. E é isso mesmo. Viajar é uma aprendizado, é uma experiência muito rica. E dou razão também ao autor da frase: “Viajar não é despesa, é investimento”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s