RETROSPECTIVA 2020

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS-APAL CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1 º OCUPANTE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA

Hoje, 04 de outubro de 2020, dia de São Francisco, é o ducentésimo septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam portanto, oitenta e oito dias para acabar o 2020.

Começamos muito bem esses 365 dias. Em janeiro todos ainda estavam embalados pelas festas de natal e réveillon. O comércio agitado pelas trocas de presentes. Papai Noel nunca acerta o tamanho das camisas, a pontuação do sapato, a cor preferida da blusa.

            Em fevereiro o carnaval tomou conta do nosso Brasil. As escolas de samba Águia de Ouro (SP) e Viradouro(RJ) foram vencedoras. E no dia vinte e nove comemoramos o aniversário de pessoa especial da família, com aglomeração e tudo. Ainda era possível nessa época.

            No terceiro mês do ano, no dia dois, iniciei as aulas no curso de graduação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPAR que foram interrompidas no décimo sexto dia do referido mês. Estava ministrando a disciplina Teoria Geral da Administração no Curso de Contabilidade, no horário de dezesseis horas, quando adentrou o coordenador do curso e comunicou que as aulas estavam suspensas por tempo indeterminado por conta da COVID-19. Esse foi o último dia que calcei sapato alto e me produzi. A partir daí, o confinamento.

            Breve completará sete meses sem aulas presenciais. Muitas reuniões ocorreram nesse período utilizando recursos da internet: google meet, zoom, RNP ou até chamadas pelo celular para reuniões com um número menor de participantes. No dia 08 de julho participei de uma Live – Gestão de Negócios na era do COVID-19, onde abordei o Tema Felicidade. Em agosto reiniciei e conclui de forma remota a Disciplina Estratégia Empreendedoras e Inovadoras no curso de pós-graduação da UFPI para quarenta e três alunos. Ministrei a disciplina Planejamento e Administração Estratégica no curso de Graduação da UFDPAR, também a distância, no período Especial 2020.3.

            Setembro foi meu aniversário. Lamentei não poder receber meus amigos como costumo fazer. Só não passou batido porque uma representação do Clube das Ladies veio me parabenizar observando os devidos cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde. Máscaras, distanciamento, álcool em gel, etc., etc.,

            Durante esses sete meses perdi amigos por conta da pandemia. Cito entre eles Mário Santana, que fazia como eu parte do mundo literário. Deixou um livro publicado “De Parnaíba a Bagdá” e crônicas em jornais e blogs. Compartilhei da dor das famílias que perderam seus ente queridos e sofri com aqueles que foram acometidos pelo vírus e que escaparam, embora com sequelas.

            Outubro. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi internado em um hospital militar, no dia 02 após ser diagnosticado com COVID-19. Logo ele que minimizava o vírus chamando de gripe e dizia que o surto iria logo desaparecer. Fica o exemplo da gravidade da epidemia. Todos de forma igualitária estamos sujeitos a tal contaminação e quando não se leva a sério o risco é maior. Desejamos a ele e a todos que estão sofrendo dessa mau uma boa e rápida recuperação.

            Breve estaremos no mês onze e doze. Quisera eu poder dizer que com eles chegará a vacina para pôr fim a essa epidemia que assola a humanidade. Mas a única coisa que posso dizer agora com certeza é que concordo com a sábia frase que li hoje. Lamentavelmente não sei o autor: “em tempo de pandemia é importante a distância dos corpos e a proximidade dos corações”. Portanto não vamos perder os laços de amizades, ligue para as pessoas, mande mensagem, se faça presente. A vida continua e temos que nos adaptar ao novo normal, Quiçá tudo passe, para retornamos a vida de antes embora sabendo que nada será do mesmo jeito, mas poderá ser até melhor, com FÈ em DEUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s