COMO EU QUERIA SER

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNIAIBANA DE LETRAS APAL CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1 º OCUPANTE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA

            Gostaria de ter a voz suave e mansa de Gabriel Chalita, escritor, palestrante que encanta com sua fala agradável, parecendo música nos ouvidos de quem o escuta. Ele não tem pressa para se expressar, diz tudo com muita convicção, conseguindo acalmar corações, acariciar com palavras e convencer que a vida, para ser bela, depende de cada um.

            Se eu tivesse a sabedoria de Mário Sérgio Cortella estaria muito feliz. Ele é um excelente educador, filósofo, estudioso do cotidiano, escreve com inteligência acerca dos acontecimentos do dia a dia, aconselha, faz reflexões, abre mentes, repassa conhecimentos.

            O bom humor de Luis Fernando Veríssimo eu gostaria de ter. Ele está sempre fazendo da vida cotidiana, uma anedota. Nos faz rir daquilo que é para chorar. Se eu tivesse parte de sua veia humorística, levaria muitos sorrisos àqueles que estão precisando encarar a vida menos a sério e relaxar.

            Tenho escutando algumas lives da Professora Lúcia Helena Galvão e gosto como ela toca a alma com palavras. Profunda às vezes, realista também. Suas reflexões somam, mudam pensamentos, conduzem a uma postura diferente, mostrando formas de viver com mais sabedoria.   

            A competência e a liderança de Nelson Mandela são qualidades importantes. Ele tinha muita serenidade, paciência, simplicidade, um homem de grande valor. Seu exemplo de vida é o suficiente para saber porque eu queria ser como ele.

            Madre Teresa de Calcutá, hoje Santa, foi um modelo para o mundo. Seu espírito caridoso, desprendido, revolucionou e foi impactante. Tenho me esforçando para seguir seus ensinamentos de bondade, caridade e doação.  

            Carlos Drummond de Andrade, quisera eu ter a sua inspiração para fazer versos com tanta simplicidade e magia. Seu ritmo despojado, sem obedecer com exatidão a metrificação, toca o âmago das pessoas que se deslumbram com sua poesia.

            Quem não se encanta com os escritos de Rubem Alves? O teólogo escrevia textos com leveza. Como psicanalista parecia atingir o eu de cada um. Partiu deixando 146 obras encantadoras, entre elas “Ostra feliz não faz pérolas”.  Como gostaria de ter o dom desse grande professor e poeta.

            A voz de Gal Costa é completa, parece embalar quem está a lhe escutar. Envolve casais apaixonados e transmite paz a todos. Dela eu queria a voz que canta e encanta. O corpo e a alma dançam embaladas ao ouvir suas músicas.

            De Chico Buarque de Holanda eu queria ter a capacidade de compor com inteligência, fazendo metáforas com muita sabedoria. Suas composições deslumbram, reclamam, protestam, enaltecem, elogiam e falam de amor.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 

5 comentários sobre “COMO EU QUERIA SER

  1. Acho que estou sendo vítima do que escrevi: quem sonha baixo
    dorme no chão. Eu já não pretendia nada disso, pois não sou obstinado pela perfeição.
    Esse papo de perfeccionista , parece-me com entrevista de quem procura emprego em RH de empresas. Uma pessoa com todos esses atributos, seria externamente desagradável e chata.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s