O TOM DE VOZ

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS APAL CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1 º OCUPANTE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA

          A voz seduz, conquista, dá credibilidade se ela agradar. Quem fala manso, de forma delicada, encanta o ouvinte. Há pessoas que passam confiabilidade, segurança no seu modo de comunicar. O discurso prende a atenção se for proferido devagar, com uma voz natural, empostada de maneira correta.

          Muitos Padres conquistam seus fiéis pela serenidade do falar. A palavra tem o poder de persuasão. No tribunal do júri esse é o papel de advogados e promotores para que sua verdade tenha aceitação.

        Trabalhar com as palavras, dar a boa entonação a um discurso é uma arte e às vezes um dom, podendo também ser trabalhado por quem desejar e se esforçar para isso.

          Tem uma frase pronta que diz: “Não é preciso aumentar o seu tom de voz, apenas melhore seus argumentos”.  Falar alto, gritar, não ajuda. Muitas vezes se perde até a razão diante dessa postura. É muito importante o controle emocional e educação, na hora de solicitar algo, de passar um obrigação, de dar uma ordem, de atender um cliente, de fazer uma propaganda de um produto e principalmente na hora de conquistar um amor ou fazer uma amizade. O impacto das palavras estão relacionadas a intensidade da forma e ao tom de voz com que elas são ditas. Nesse sentindo o tom de voz pode também magoar, machucar se ele for agressivo, ríspido, altivo, grosseiro e impositivo.

          Eu costumo dizer que conheço o estado da pessoa pela voz. Ela deixa transparecer alegrias, tristezas, magoas, e um bom observador capta claramente esses sentimentos. O Dr. Dráuzio Varela na sua sabedoria diz que: “a voz é como impressão digital, caracteriza o indivíduo e não se repete de forma idêntica em nenhuma outra pessoa, por razões diversas, há vozes parecidas, mas absolutamente iguais, nunca. Nossa voz é nossa marca”.         

  Assim, muitos utilizam um tom de voz sereno, amigável para enganar as pessoas, tirar partido de inocentes, vendendo gato por lebre, prometendo e não cumprindo. Mas mentiras tem pernas curtas e o tempo traz as verdades. Portanto, se o tom de voz tem tanto poder, vamos usá-lo para encantar as pessoas, usando um timbre de voz acolhedor e cheio de ternura para levar o bem, acalmar corações, confortar pessoas, levar a paz e a tranquilidade aos quatro cantos desse lindo mundo.

4 comentários sobre “O TOM DE VOZ

  1. Dilma esse seu texto está maravilhoso!
    Realmente ,o tom da voz faz a magia do amor que ,através dela serve de atração ou de repulsa.Qualquer palavra podemos usar com doçura ou azedume, isso mesmo!
    Então, o bom mesmo é antes de falarmos ,refletir que tipo de reação queremos receber de volta.

    Curtir

  2. Sem dúvidas que o tom de voz tem quer se moderado, mas também isso varia muito. Dois alemães conversando, mais parecem que brigam entre si… Eu tenho uma dicção horrível e estou tentando melhorar com alguns , mas não é fácil. Conheço pessoas que falam tão alto e outras que sussurram. Em ambos os casos e desagradável para quem os escuta.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s