RITOS E RITUAIS SIGNIFICATIVOS

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS APAL CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1 º OCUPANTE HUMBERTO TELES DE SOUSA

          Tem certos rituais que se tornaram esquecidos com o passar do tempo. A começar no meio estudantil. A preparação para chegar na escola cumpria um árduo ritual. Antes de prosseguir, é de bom tom lembrar o seu significado.

          “Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade. A palavra “rito” tem origem no latim e é um termo que se refere aos costumes invariáveis, já estabelecidos por meio de regras ou normas de uma cerimônia de determinada cultura ou religião. A celebração do rito, isto é, a concretização dos costumes, das regras estabelecidas e dos ensinamentos tradicionais é chamada de ritual”.

          Pois bem, a formalidade de vestir a farda, devidamente passada, a organização da mochila com os livros, a merendeira, cabelos cuidadosamente penteados eram necessários e exigidos nos educandários. Tudo isso ficou perdido no tempo. Raramente as escolas cobram essa performance e assim os alunos frequentam as aulas de bermuda, shorts, chinelos, sem nenhum protocolo, principalmente no mundo universitário. É certo que não é a veste que vai fazer aprender mais ou menos, no entanto a impressão que se tem é que falta um pouco de seriedade na empreitada.

          Durante a pandemia os ritos de despedida foram proibidos em virtude da COVID-19. As famílias tiveram que renunciar ao direito de velar seus entes queridos com presença de amigos e com todo cerimonial de costume.

          Sou tradicional no cumprimento de alguns cerimoniais, embora pareça careta. Enquadro-me no tempo em que não se chegava em aniversário sem presente. Nem que fosse um mimo, para dizer: lembrei de você no dia mais importante de sua vida. Hoje não tem desculpas de justificar porque não consegui comprar algo, porque o shopping está aberto a qualquer hora, flores podem ser compradas pela internet. E o pior é ainda o deboche: “Parabéns pra você, vim aqui pra comer, esqueci o presente, nunca mais vou trazer”.   

As tribos indígenas levam a sério os rituais e cada uma tem o seu, muitas vezes excêntricos, como por exemplo, os homens passam por rituais de iniciação, as mulheres são incentivadas a dormir com o maior número de parceiros até escolher seu marido, e esses e outros são seguidos plenamente.

Sou adepta ao ritual de casamento, batizado, das festas de debutantes e do pôr do sol. Já participei de muitos inesquecíveis. Um deles nos Lençóis Maranhenses e muitos outros em Jericoacoara. Nessa praia do Ceará no final da tarde os turistas se reúnem nas dunas para aplaudir o sol mergulhando no mar. A multidão reverencia o belíssimo espetáculo com palmas e há até quem brinde com champanhe esse cenário espetacular que finda quando o sol se despede desaparecendo de vez e a noite vai chegando sorrateira. Fazer parte de um ritual de tamanha magnitude é sem dúvida uma graça e esse, eu amo fazer parte.

Um comentário sobre “RITOS E RITUAIS SIGNIFICATIVOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s