ELEGÂNCIA

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS-APAL CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1 º OCUPANTE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA

Ela era muito elegante. Vestia-se com classe. Suas roupas tinham cortes que se amoldavam ao corpo. O salto compunha o visual dando um toque de galhardia. Isso sem falar dos cabelos, sempre alinhados e também dos adornos do pescoço e orelhas que estavam permanentemente combinando com a indumentária. E sentava-se à mesa com postura, lidava com talhares e taças com destreza.

          É um dom ser elegante e muito bonito também. Pessoas assim, acordam arrumadas. Parece que nunca ficam assanhadas, que as roupas jamais amarrotam e que o corpo está sempre perfumado.

          Porém, alguns não são menos elegante porque gostam de estar com os pés no chão, preferem roupas simples e soltas dançando no corpo, deixam os cabelos revoltos ao vento, preferem se lambuzar ao fazer as refeições, que acordam com as roupas amassadas, os cabelo desalinhados e o seu perfume vem da aroma natural.

          Cada um tem seu estilo. Mas a elegância é uma só. É um comportamento que está presente em todos os momentos do dia-a-dia, do amanhecer ao anoitecer. Não é um estilo que se encena em certas situações para ser fotografada. Como diz Anieli Talon “elegância é algo que a gente carrega, não veste.

          E quem é elegante não se elogia, não fala de seus pertences, não critica, não é espaçosa, não deixa ninguém esperando. E ela é percebida naqueles que dão bom dia com sinceridade, que abafam as fofocas, que não esperam datas especiais para presentear. A elegância está nas pessoas que são gratas, gentis, cordiais.

          Quem não acha bonito essa qualidade? Todos com certeza. Então porque não se esforçar para ser bonito também. Basta exercitar a educação que está adormecida dentro do seu eu quebrando o gelo, deixando fluir o amor e com simplicidade se vestir desse comportamento.

          Pesquisando sobre elegância encontrei:

  • A elegância não é excludente e pode ser adotada por qualquer um que quiser dominar sua essência.
  • Não basta saber se servir no restaurante para mostrar elegância, mas tratar com educação o garçom é fundamental.
  • A elegância é a única beleza que nunca desaparece – Andrey Hepburn
  • Elegância não é ser notado é ser lembrado – Giorgio Amani.

2 comentários sobre “ELEGÂNCIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s