MUDANÇA DE IDADE

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS – APAL CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1 º OCUPANTE HUMBERTO TELES DE SOUSA

Mudança é uma palavra de ordem para quem quer sobreviver. As empresas que não mudam sua forma de trabalhar, não inovam tecnologicamente, não conseguem permanecer no mercado. Essa regra também vale para os humanos. Para se viver com qualidade de vida é importante adaptação na forma de pensar, agir e aprender.

Eu mudei várias vezes e continuo mudando a cada instante. Mudei de cidade quando foi preciso me estabelecer profissionalmente, mudei de casa, mudei a cor do meu cabelo, mudei meus costumes e cada mudança uma renovação. A mesmice nos envelhece, nos deixa bitolados, sem aspiração. Tudo sempre igual todo dia perde a graça.

E recentemente mudei de idade. Olhei-me no espelho e percebi que meu rosto também se modificou com o tempo. Uma ruga aqui, outro acolá, mas nada que tirasse a minha expressão, o registro que me identifica. Meus cabelos prateados eu nem vejo porque estou sempre tingindo.  O meu sorriso ficou um pouco caído em virtude da marca de expressão ao redor da boca, o chamado bigode chinês. Mas, um sorriso é sempre um sorriso.

A mudança mais importante nesse mais um novo ano de vida que adquiri, foi a compreensão de levar comigo pouca bagagem. Descartei aquilo que pesa e maltrata os ombros na subida da ladeira. Fui jogando pelo caminho tudo que era incômodo e volumoso. Os sentimentos de rancor, de vingança, de mágoas. Fui tentando esquecer os maus entendidos, as palavras amargas que escutei de alguém, as incompreensões. Interessante que fui ficando mais leve.

E assim, o meu andar ficou um desfilar, meu olhar ficou de luz e de uma profundidade acolhedora, as minhas mãos mais amigas, as minhas palavras brandas e suaves. Eu comemorei a nova idade com leveza, alegria e muita festa no coração porque ele estava cheio de estrelas. Caiu em minhas mãos uma frase de um autor desconhecido dizendo que: “só fala com a lua quem tem estrelas no coração”. E eu falei com a lua, usufrui do sol quando ele trazia seus raios cheios de vitamina “D”.  Fiquei emocionada com todas as mensagens recebidas pela mudança de idade. Achei todas sinceras, escutei como se fosse melodia encantadoras que meu ouvido punha ritmo e entonação a cada uma. Enxerguei o desabrochar da rosa do deserto como se fosse um presente especial para mim.

E nesse dia eu comi doces sem constrangimento. Brindei a família, os amigos, tudo que eu sou hoje e antecipadamente agradeci também o amanhã porque quem está feliz só espera um futuro promissor.     

08.09.2020

Um comentário sobre “MUDANÇA DE IDADE

  1. Seu texto é excelente:
    “Só fala com a lua quem tem estrelas no coração.
    A Conclusão resumiu o seu Estado de Espirito.
    “Brindei a família, os amigos, tudo que eu sou hoje e antecipadamente agradeci também o amanhã porque quem está feliz só espera um futuro promissor.”

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s