ARCO-ÍRIS

MARIA DILMA PONTE DE BRITO
ACADEMIA PARNAIBANA DE LETRAS -APAL CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1 º OCUPANTE HUMBERTO TELES DE SOUSA

Na saga de criar espaço no meu celular comecei a deletar alguns arquivos. Foi quando encontrei uma foto registrando a linda imagem de um arco-íris. Lembro que estava percorrendo a BR 343, em um fim de tarde chuvosa, observando o verde da vegetação, a estrada (que ora era uma longa reta e ora parecia mais as curvas da estrada de Santos), quando de repente apareceu no céu um lindo arco multicolorido. Deslumbrada comecei observar suas sete cores: verde, azul, amarelo, vermelho, laranja, anil e violeta.

          Cientificamente o arco-íris é entendido como um fenômeno que surge quando o sol ilumina a umidade suspensa do ar, após uma chuva. Pesquisando mais sobre o assunto encontrei algumas curiosidades sobre o tema, como por exemplo: o seu formato é circular, a curvatura da terra impede a visão completa do círculo, dando a impressão da forma de um arco, o seu nome Íris, vem da Deusa da mitologia grega Íris, que era considerada mensageira divina que deixava um rastro multicolorido no céu. Perto de cachoeiras é um lugar favorável para se observar o fenômeno do arco-íris.

          Fiquei indignada com essa pesquisa inicial porque não encontrei nenhuma relação entre o arco-íris e o pote de ouro. Sempre escutei e li nas historinhas durante a minha infância que no final desse arco existia um pote com moedas valiosas.

          Finalmente encontrei um texto que se refere à mitologia da Irlanda sobre a existência de uma lenda afirmando que existe sim, essa fortuna no seu final. Fiquei a refletir acerca disso e cheguei à conclusão que não passa mesmo de uma fábula, porque é impossível chegar ao seu fim já que ele tem o formato circular.

          De qualquer forma foi muito prazeroso relembrar do tempo de criança em que lia e relia as historinhas interessantes que muito me divertiam.

Encontrei aleatoriamente algumas frases sobre tema quando pesquisava, gostei e repasso.

          “Os melhores momentos da vida são como os arco-íris; aparecem quando você menos espera”.     

          *Seja um arco-íris na vida de alguém”

         “O sorriso é o arco-íris do rosto”.        

          E para quem interessar saber, eu não deletei a foto. É belíssima. E como desejo ver novamente esse lindo e colorido arco no céu!      

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s