QUERO VOAR …

      Olho para o céu. Azul. Azul da cor do céu. Azul da cor do mar. Continuo olhando. Sem piscar. Uma pequena nuvem branca esfumaça. Vai-se, o céu continua azul.

      Não é azul que me interessa. Não é nuvem esfumaçante que prende meu olhar. Olha para os voantes. O urubu, o albatroz, a águia, o pernilongo, o ultraleve, o avião, a borboleta.

    O urubu paira no ar. O albatroz sobe e desce, procurando onde nidificar. A águia observa do alto os detalhes da terra. A borboleta bate suas asas coloridas. Voa a andorinha, vou o pernilongo, voa o homem.

    O homem voa com asas de ferro. O ultraleve é um voo quase perfeito. Ele não tem paredes. Sentimos a sensação de ser pássaro.

   Paraquedas. O homem voa livre antes de abrir. Num “salto” de dois mil metros, o paraquedista cai livremente cerca de um mil duzentos e cinquenta metros.

   Abro minhas asas. Voo. Voo sem tirar os pés do chão. Olho do alto. Chego a trinta e sete mil pés. Voo dos sonhos, voo da imaginação. Do alto vejo o azul do mar, o negro, a luz, vejo a paz, vejo a guerra. Estou alta, bem alta. Sonho. Sou pássaro, sou homem, sou anjo, sou gente, sou bicho.

   Gravidade deixa-me voar. Deixa-me subir. Segura-me no espaço. Quero testar minhas asas. Um minuto no ar. Dois minutos, três. Caio. Só cai quem voa. Quem tira os pés do chão. Bem mais difícil do que voar é aterrissar.

   Fecho os olhos. Concentro-me. Nada mais escuto. Levito.

  Retorno ao solo. Procuro asas. Olho para o céu azul. Estou arraigado a terra. Voa os pássaros, as aves, voa o homem com asas de ferro.

   Olho o céu azul. Vejo-me entre as nuvens. Sou homem – pássaro. Voo em pensamento. 

   Querer é poder.

DO LIVRO “O QUINTO” INÉDITO
MARIA DILMA PONTE DE BRITO APAL
CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1ºOCUPANATE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s