Dizem que o homem é do tamanho do seu sonho. É o que ele pensa, o que ele planta, o que ele constrói. Aquela história da “Catedral” é muito interessante para mostrar a importância que cada um dá ao seu trabalho e a sua vida. “Numa grande construção uma pessoa perguntou a um pedreiro o que ele estava fazendo: estou assentado tijolos, respondeu. Outro pedreiro respondeu a mesma pergunta dizendo: estou fazendo paredes. O terceiro pedreiro respondeu: estou construindo uma Catedral”.
O que será que cada um de nós está fazendo nessa vida? Simplesmente assentando tijolos ou apenas subindo paredes? O homem que valoriza seu trabalho, que está de bem com a vida, que tem aspirações enxerga as coisas com o olhar promissor. Construir uma Catedral, a casa de Deus Pai, que abrigará muitos fiéis torna o trabalho bem mais valorizado e importante.
Temos a mania de voltarmos o nosso olhar sempre para o lado negativo das coisas dificultando a nossa felicidade. Ouvi alguém dizer: “Passei por muitos problemas nessa vida, mas nem todos aconteceram”. Quantas vezes nos martirizamos com o resultado de um exame quando ele dá tudo perfeito, quantas vezes julgamos que alguém não vai atender um pedido nosso e ele não só atende como se coloca à nossa disposição.
Outra frase que gostei de escutar foi: “Tudo que acontece em nossa vida, inclusive os problemas são do tamanho do valor, que damos a eles.” Se você se impressiona com uma doença ela pode se tornar maior que é. Se você valoriza muito um desentendimento com alguém isso pode lhe trazer até o estresse.
Para enxergarmos o quanto a vida é bela e sentir o quão o mundo é bom, devemos procurar sonhar e evitar os pesadelos, devemos valorizar o que fazemos, o que construímos e nunca ignorar sua importância. Não devemos sofrer antecipadamente e sim procurar viver cada momento, o hoje, o agora, intensamente.
Amanhã é outro dia.
DO LIVRO”O QUINTO” INÉDITO
MARIA DILMA PONTE DE BRITO APAL
CADEIRA 28
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1ºOCUPANTE HUMBERTO TELES MACHADO DE SOUSA