Dossiê Versania (1): Antecedentes

cf89c-img-20170717-wa0008

Março de 1996:

Em Parnaíba, Piauí, um jovem de 14 anos inicia na escrita de poesias. O nome dele: Claucio Ciarlini.

Outubro de 1999:

Depois de três anos de escrita poética, Claucio resolve compartilhar suas produções através de um encadernado distribuído gratuitamente a amigos e colegas de sala. O titulo: Tão perto, tão longe.

Outubro de 2003:

Claucio promove um concurso de poesias na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, Ceará, durante sua graduação no curso de História.

Junho de 2004:

Depois de 5 anos lançando encadernados com suas poesias (um em cada ano), Claucio lança sua primeira obra Linhas Impensadas, no auditório do Centro de Ciências Humanas da UVA.

Abril de 2005:

Claucio, já de volta à Parnaíba, lança seu segundo livro: Pedido de Autorização para pensar.

Setembro de 2007:

Daniel C. B. Ciarlini, tendo conhecimento das produções do primo Claucio Ciarlini, o convida, para juntos, e em parceria com o diagramador Fábio Bezerra Brito, fundarem um jornal de cultura. Da união de ideias de Claucio e Daniel, surge O Piaguí.

Novembro de 2007:

A primeira edição de O Piaguí é lançada, trazendo, dentre seus quadros, o Estreando, que busca dar voz e visibilidade aos jovens poetas da cidade e do estado. Amanda Dias foi a primeira poetisa revelada.

Outubro de 2008:

O Piaguí encontra-se há um mês de completar seu primeiro aniversário e Claucio tem a ideia de lançar uma coletânea de poesias aproveitando os talentos da poesia que haviam estreado até então, no que se estenderia posteriormente para os demais escritores, da crônica, do conto, da prosa, em outros livros. Porém a estrutura financeira do jornal não possibilitou.

Agosto de 2009:

Claucio lança, em ocasião do I Salão do Livro de Parnaiba, sua terceira obra poética: Inevitável.

Dezembro de 2009:

Devido a muitos trabalhos como professor, Claucio deixa o cargo de edição do Piaguí, no qual exercia com seu primo Daniel desde a primeira edição, porém continua a colaborar com o jornal, atuando na direção de conteúdo e outras atividades.

Julho de 2016:

Claucio retorna a edição do O Piaguí, desta vez de forma solitária, devido ao primo Daniel ter seguido com os estudos do Doutorado em Letras.

Agosto de 2016:

É lançado o número 106 de O Piaguí, com edição de Claucio, que ao pensar no ano seguinte, que traria a comemoração de 10 anos do informativo, resolve retomar com a ideia de 2008, da série de coletâneas.

Fevereiro de 2017.

Claucio cria um grupo do Whatsapp para reunir os poetas, visando a formação da coletânea poética.

Continua com: Gestação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s