ELE SERVE PARA TUDO.

 

vick-vaporub-12-gramas

                              D.Glorinha é daquelas que acredita em tudo que lhe ensinam. Coloca fita vermelha no pulso do seu netinho pra não pegar quebranto.  Tem em casa chá para todos os males. De folha de goiaba, passa dor de barriga; de malva, é bom pra tosse; chá verde melhora a memória; de camomila acalma os nervos. Ela tem fé, tem crença em tudo e em todos.

                           Em filosofia, mais especificamente em epistemologia, crença é um estado mental que pode ser verdadeiro ou falso. Ela representa o elemento subjetivo. A fé não é baseada em evidências físicas reconhecida pela ciência. A fé é associada a experiências pessoais e pode ser transmitida a outros através de relatos.

                            Na casa de D.Glorinha não faltava vick vaporub. Se alguém tosse, vick na garganta. Nariz entupido vick resolve. Para pancada uma massagem de vick alivia a dor. Os filhos de D.Glorinha aprenderam muito bem as múltiplas utilidades do vick vaporub. E não passavam também sem ele.

                             A filha caçula dessa respeitável senhora, Manuela, que já adentrava aos 12 anos de idade, nasceu e viveu todos esses anos com esse “Santo” remédio a protegendo.

                            Certo dia, D. Glorinha e todos de casa se espantaram com o grito de Manuela. Um grito de dor e desespero. Procuraram a menina por todo casa e a encontraram no banheiro. Sentada no vaso sanitário com um frasco de vick vaporub na mão.

                             A mãe pediu que todos se retirassem e ficou a sós com a filha que chorava desesperadamente. Enxugando o suor de seu rosto e tentando acalmá-la indagou:

                            – Minha filha, o que está acontecendo?

                            – Mãe, esse vick não serve para nada.

                            – Por que você está dizendo isso?

                            – Olhe desde a hora que me acordei estou sangrando. É um pouquinho ali e outro acolá. Esperei que estancasse. Mas está aumentando a cada instante. Aí resolvi passar vick para sarar. Está ardendo muito, queimando tudo aqui em baixo e veja, não deixou de sangrar. Glorinha coça a cabeça, abraça a filha, e tenta explicar.

                             – Minha filha, nesse caso o vick não resolve mesmo. Você vai ter que aguardar uns três dias para deixar de sangrar. E a partir de hoje todos os meses você terá esses dias. E vick desta vez não vai resolver.

                        “Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra”.

 

DO LIVRO VOU TE CONTAR – 2008
MARIA DILMA PONTE DE BRITO
CADEIRA 28 DA APAL
PATRONO LÍVIO LOPES CASTELO BRANCO
1ºOCUPANTE  HUMBERTO  TELES MACHADO DE SOUSA

 

 

 

Um comentário sobre “ELE SERVE PARA TUDO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s