Augusto, o inventor da paz.

 

augusto12

*Rosal.

 

Suponho que necessite de paz. Trago-me às montanhas nevadas, vales, fulgurantes visões da natureza – mas não quero nada disso. Neguei esmolas à uma criança atrevida, por costume. Lembro-me das crianças. Os desenhos animados aonde a paz era uma ciranda loira que rodopiava. Uma brincadeira de pequenos beatos com seus vícios inconsistentes.

 

Até esquecem dessas curvas do ego se lhes acomete a teimosia de uma qualquer educação – ao menos até o próximo passo. Mas nós, deuses e subalternos na escala nós, insistimos, irremediáveis. Cansamo-nos de cirandas, partimos aos bailes, formaturas, aniversários de família, promoções e tristemente nos acorrentamos ao cansaço de tantas maravilhas que poderiam vir. A paz, enfim, é isso? O cansaço das virtuoses prendas da vida?

 

A humildade sublime de não ter qualidades? Não sou criança e nunca fui adepto de confraternizações. Guardo meus olhos de marasmo, cheios de ternura, para renegar a paz. Detenho a vaidade de conceito e excelência, a frustração de tudo, o orgulho de um samurai abatido obstando-me à paz. Paz? Mas não é a paz feita de pequenezas? A paz não pode ser, realmente, essa distante miniatura de abstração. Ainda observo os meninos, então os veículos, as organizações…

– Opa, Rosal!

– Fala!

Passou o meu colega Augusto, aquele que não existe. Percebo-me distraído, penso no Flamengo, nas comicidades. De repente, criamos a paz, em conjunto, com a leviandade desejada, como qualquer coisa luminosa que se use para fugirmos dos nós de durante a treva e o silêncio. O espírito recorda que de nada vale não sonhar. Deixo-me a ver os dias, cativo da paz, com muitos motivos.

Gustavo Rosal

*Gustavo Rosal Benvindo, cronista, poeta, contista, estudante de Direito da UESPI, campus de Parnaíba. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s