Forró pode ser reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil.

 

forro3

 

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo realizou nesta quinta-feira (26), mais uma audiência pública sobre a proposta de incluir o forró como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira. O encontro para este evento foi no Rio de Janeiro.

A comissão realizou uma audiência pública sobre o tema em João Pessoa, na Paraíba em novembro de 2017. Além do Rio de Janeiro, a presidente do colegiado, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), pretende fazer audiências públicas neste semestre em Natal e no Distrito Federal.

A mobilização para transformar o ritmo em patrimônio imaterial veio dos músicos, compositores, intérpretes e dançarinos de forró. A iniciativa busca proteger a cultura e valorizar as danças e festas regionais. O pedido de registro foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, pela Associação Balaio do Nordeste, da Paraíba.

forro2

Em 2007, o frevo recebeu o reconhecimento após um ano de análise pelo órgão. Logo após, em 2012, o frevo ainda ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, concedido pela Unesco. Fátima Bezerra espera conseguir o mesmo reconhecimento para o forró.

forro1

A senadora afirma que há uma necessidade latente de desenvolver políticas públicas que promovam a salvaguarda desse bem cultural, importante para o Nordeste, principalmente com as festas juninas ou festas de São João, tradicionais na região. Segundo a parlamentar, desde 2011 o movimento artístico e cultural do Nordeste identificou mudanças na estrutura e programação das festas juninas e nos espaços de produção do que se convencionou chamar de autêntico forró nordestino, exigindo então a proteção dos ritmos dessa forma de expressão cultural.

Desde 2004, no dia 13 de dezembro comemora-se o Dia Nacional do Forró, tomando como base a data de nascimento de Luiz Gonzaga, músico que popularizou o ritmo. Fonte: Agência Senado. Fotos: zedudu/bhaz/cidadeverde Edição: APM Notícias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s