Os agostos do Brasil. Alegrias e tristezas.*

 

histórica1

O oitavo mês do ano, agosto, sempre foi motivo de grande preocupação levada por acontecimentos bons ou ruins e que acabaram alimentando a superstição como de mau agouro. Coincidência ou não, os grandes fatos ocorreram nesta época do ano no Brasil e já em 1902 o gaúcho Plácido de Castro deu início a uma revolta de brasileiros no distante Acre contra o domínio boliviano. Em 1903, poucos anos depois de proclamada a República, rebentava no Rio de Janeiro a primeira greve geral de trabalhadores reivindicando jornada de oito horas diárias e melhores condições de trabalho.

histórica2

No ano seguinte o Banco da República passava a se chamar definitivamente Banco do Brasil. Mais adiante em 1908 nascia no Rio Grande do Sul Ernesto Geisel, que viria a ser presidente da República e em 1908 era aberta no Rio de Janeiro a Exposição Nacional.

histórica3

Em 1909 um crime abalaria a história, o assassinato de Euclides da Cunha pelo aspirante Dilermano de Assis, amante de sua mulher. Naquele mesmo ano rebentava uma greve na Fábrica São Bento, em Jundiaí, interior de São Paulo, que empregava meninos de sete anos de idade. Nos dois anos seguintes, 1910 e 1911, nasciam Sílvio Frota e Golbery do Couto e Silva, dois generais em que se sustentou a ditadura militar de 1964.

histórica4histórica5

Em 1912 nasceram em agosto dois intelectuais, Jorge Amado e Nelson Rodrigues. Em 1914 quando se avizinhava a Primeira Guerra Mundial, ocorreram no Rio de Janeiro comícios e saques contra a carestia e em São Paulo era fundado o Clube Palestra Itália, o Palmeiras. Em 1917 rebenta uma greve geral em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.

Em 1918 era fundada a Casa dos Artistas no Rio de Janeiro e coincidentemente nascia o cantor e compositor Jackson do Pandeiro. No esporte em 1920 o Brasil conquistava medalhas de prata e bronze nas Olimpíadas de Antuérpia e dois anos depois Berta Lutz fundava a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino. No ano seguinte era inaugurado no Rio de Janeiro, o Copacabana Palace, um dos mais luxuosos hotéis do mundo. Foi também naquele ano que nasceram a atriz Tonia Carrero e a cantora Emilinha Borba. No futebol o Vasco empatava com o Bangu em 2 a 2 e se tornava campeão carioca.

Vargas entre o crime e o castigo. Em 1924 era sufocada a Comuna de Manaus, parte da Revolta Tenentista chefiada por Alfredo Augusto Ribeiro Júnior. Três anos depois a Lei Celerada punha fim à legalidade do Partido Comunista Brasileiro, o PCB, enquanto no ano seguinte era inaugurada a rodovia Rio-Petrópolis. Em 1929 a Aliança Liberal lançava a candidatura de João Pessoa como vice na chapa presidencial de Getúlio Vargas.

 

histórica6

Um salto e estamos agora em 1942. Nasce em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo, Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, cantor e compositor. Estudantes ocupam o Clube Germânia e o transformam na sede da União Nacional dos Estudantes. Na política, o general Góis Monteiro deixa a pasta do Estado Maior do Exército e abre uma crise no governo de Getúlio Vargas. 

histórica7

Naquele ano é criada a LBA, Legião Brasileira de Assistência e o Brasil declara guerra aos países do Eixo, Alemanha, Japão e Itália. No ano seguinte o PCB ainda na ilegalidade realiza a Conferência da Mantiqueira. O governo Vargas começa a enfraquecer com a saída do ministro Osvaldo Aranha, da pasta das Relações Exteriores e no ano seguinte o general Góis Monteiro assume o Ministério da Guerra enquanto a UDN, apóia o brigadeiro Eduardo Gomes para a sucessão de Vargas.

É também em agosto do ano seguinte que a Constituinte começa a votação em plenário e presidente dos Estados Unidos, Eisenhower visita o Brasil. Por outro lado o ministro da Justiça, Carlos Luz proíbe a realização de comícios em todo o Brasil.

Naquele ano estréia o filme “O Ébrio”, com o cantor Vicente Celestino. No ano seguinte é fundado o PSB, Partido Socialista Brasileiro. Em 1948 a seleção brasileira de basquete conquista medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, a primeira do país em esporte coletivo. Em agosto de 1949 é fundada a ESG, Escola Superior de Guerra e no ano seguinte o PCB publica o famoso Manifesto de Agosto enquanto o governador de São Paulo, Ademar de Barros, lança Café Filho como vice na chapa de Getúlio Vargas. Naquele mês tem início a campanha presidencial. Já em 1951 Vargas tendo sido eleito, propõe o Plano Nacional do Carvão.

histórica9

Em 1952 o atleta José Teles da Conceição ganha medalha de bronze no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Helsinque. No ano seguinte o deputado Tenório Cavalcante, o Homem da Capa Preta, sofre atentado no Rio de Janeiro, quando uma bala chega a atravessar o seu chapéu. O ano de 1954 marca o início da derrocada de Getúlio Vargas, quando o jornal Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, publica manchete onde diz, “somos um povo honrado governado por ladrões”.

Lacerda sofre um atentado na rua Toneleros em Copacabana e diante da crise que se aproxima o deputado Afonso Arinos, da UDN, pede a renúncia de Vargas. O brigadeiro Neuro Moura deixa o Ministério da Aeronáutica, as investigações sobre o atentado a Lacerda chegam ao autor, Gregório Fortunato, guarda-costas de Vargas. O Clube da Aeronáutica agora exige a renúncia do presidente enquanto uma reunião realizada de madrugada aconselha que ele peça uma licença do cargo. Getúlio acaba se suicidando no Palácio do Catete.

O vice Café Filho assume enquanto ocorrem protestos culpando a UDN e os Estados Unidos pela morte de Vargas. No ano seguinte é inaugurada a linha aérea entre o Rio de Janeiro e Nova York e mais uma vez o luto cobre o Brasil com a morte de Carmem Miranda, a Pequena Notável. Nos próximos três anos agosto dá uma trégua e em 1960 é inaugurado no Rio de Janeiro o monumento em homenagem aos Pracinhas, os soldados brasileiros mortos na Itália durante a Segunda Guerra. Naquele ano o Brasil ganha a medalha de bronze na natação, modalidade 100 metros, por Manuel dos Santos Júnior nos Jogos Olímpicos de Roma.

histórica10

O homem da vassoura. Em 1961, o novo presidente Jânio Quadros condecora duas personalidades estrangeiras, o astronauta russo Yuri Gagarin e o líder guerrilheiro Ernesto Che Guevara enquanto é acusado por Carlos Lacerda de estar tramando um golpe. O presidente renuncia e seu vice, João Goulart se encontra na China em visita oficial. Ocorre uma greve dos ferroviários pela Campanha da Legalidade. Brizola, cunhado de Jango, diz que garante a posse do vice mesmo que seja pelas armas. Jânio vai para Londres. Ministros militares se manifestam contra a posse de Jango.

Em 1965 a Câmara dos Deputados rejeita o Estatuto da Terra, que garante direitos aos trabalhadores rurais. Dois anos depois é realizado de forma clandestina o 29º Congresso da UNE em Vinhedo, interior de São Paulo, tendo como presidente Luiz Travassos.

histórica11

A música popular brasileira toma novo rumo no ano de 1968, com a gravação do disco “Tropicália”, movimento do mesmo nome e tendo à frente Caetano Veloso. Naquele ano as polícias militar e federal reprimem uma manifestação invadindo a Universidade de Brasília quando é preso o líder estudantil Honestino Guimarães.

Em agosto de 1969 o presidente Costa e Silva é considerado incapaz de continuar no poder e assume uma junta militar. No ano seguinte, em agosto, morre um dos maiores artistas brasileiros, Oscarito, enquanto na área econômica o governo assina acordo com o Paraguai para a construção da hidrelétrica de Itaipu. Em 1971 é promulgada a Lei 5.692, da Reforma do Ensino Médio. Yara Yavelberg, companheira do líder guerrilheiro Carlos Lamarca, é morta pelas forças de repressão na Bahia.

No ano seguinte o teatro e a televisão brasileira ficam sem Sérgio Cardoso, que interpretou o português Antonio Maria, na novela do mesmo nome, da TV Tupi. Ainda naquele ano o IBGE calcula e anuncia que a população brasileira ultrapassa os 100 milhões de habitantes.

Em 1973, o jogador Tostão, anuncia que abandona os gramados, o Fluminense derrota o Flamengo por 4 a 2, sendo o campeão carioca. O cantor Geraldo Vandré, autor da música “Pra não Dizer que não Falei de Flores” e considerado o hino de resistência ao regime militar, volta o Brasil depois de vários anos no exílio. Em 1974 o Vasco vence o Cruzeiro por 2 a 1 e se consagra como o primeiro time carioca campeão brasileiro. O governo brasileiro estabelece relações diplomáticas com a China enquanto na música, morre o compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues. Já em 1975 o presidente Ernesto Geisel indica o piauiense Francelino Pereira como presidente da ARENA. O Fluminense perde para o Botafogo por 1 a 0, mas é o campeão carioca.

histórica12histórica20

Esquenta o clima da ditadura. O clima político esquenta em 1976 com vários atentados entre eles o ocorrido na Associação Brasileira de Imprensa e o da Ordem dos Advogados do Brasil, assumidos pela Aliança Anticomunista Brasileira, a AAB. Ainda em agosto morre em acidente automobilístico entre na Rodovia Presidente Dutra, o ex-presidente Juscelino Kubitschek. Na cultura, em 1977, a escritora cearense Raquel de Queirós é empossada como a primeira mulher na Academia Brasileira de Letras. No ano seguinte morre o “cantor das multidões”, Orlando Silva e o Guarani vence o Palmeiras por 1 a 0 sendo o campeão brasileiro. Em São Paulo ocorrem manifestações contra a carestia.

Em 1979 Mario Henrique Simonsen renuncia da pasta do Ministério do Planejamento sendo substituído pelo paulista Delfim Neto. O presidente Figueiredo sanciona a Lei de Anistia. Em 1980 Belo em Horizonte ocorrem manifestações contra o espancamento de mulheres pelos maridos. Novamente a OAB é alvo de bombas. Neste atentado morre a secretária da entidade, Lyda |Monteiro da Silva.

histórica13histórica14

Outra bomba explodiu no gabinete do vereador carioca Carlos de Carvalho. No ano seguinte diante da crise do regime, o general Golbery do Couto e Silva deixa a Casa Civil enquanto no ABC Paulista ocorreram manifestações violentas por causa das demissões na indústria automobilística. O vôlei brasileiro ganha a medalha de ouro no Sul Americano e morre o cineasta Glauber Rocha, criador do Cinema Novo.

Em 1983 o Banco Central decreta a liquidação extrajudicial do grupo Coroa Brastel composto por dez empresas. Em São Paulo se realiza o congresso de fundação da Central Única dos Trabalhadores, CUT. No ano seguinte o presidente Figueiredo é internado para tratamento da coluna cerebral enquanto Joaquim Cruz conquista para o Brasil a medalha de ouro nas Olimpíadas de Los Angeles. Na política, Paulo Maluf anuncia sua candidatura à presidência concorrendo com Tancredo Neves. Em 1986 o Flamengo vence o Vasco por 2 a 0 e se torna campeão carioca. A Volks anuncia o fim da produção do Fusca, o carro mais popular do Brasil de todos os tempos.

histórica15histórica16

No dia 2 de agosto de 1987 o Partido dos Trabalhadores lança seu candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva e quinze dias depois morre o poeta Carlos Drummond de Andrade. O basquete brasileiro vence no dia 23 a seleção dos Estados Unidos por 120 a 115 no Pan-Americano de Indianápolis.

histórica17

Morre em confronto com a polícia o ator Fernando Ramos da Silva, que interpretou no cinema o bandido Pixote. Em 1988 o Brasil ficava chocado com a morte da nadadora Renata Agondi, quando tentava atravessar o Canal da Mancha. No ano seguinte e fechando a década morrem os cantores e compositores Luiz Gonzaga, o rei do Baião e Raul Seixas.

Abrindo a década de 1990 em agosto o Brasil fica sem a inteligência de Victor Civita, fundador da Editora Abril e do jurista Afonso Arinos. Minado por sucessivos escândalos o governo de Collor de Melo sofria mais um baque: a primeira dama Rosane Collor deixa a presidência da LBA após uma série de denúncias de irregularidades. O Brasil andava bem no esporte em 1992.

Rogério Sampaio conquista a medalha de ouro no judô, categoria meio-leve nas Olimpíadas de Barcelona, o vôlei conquista medalha de ouro, mas dentro de casa a situação política se agrava. Milhares de manifestantes vestidos de preto saem às ruas contra Collor, o presidente da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho é escolhido para pedir seu impeachment, um relatório da CPI incrimina o presidente da República e as fábricas liberam seus trabalhadores para aderir ao protesto nacional.

Estão matando os índios. O agosto de 1993 foi dramático. Os ianomâmis denunciam chacina de 17 índios em Roraima e no dia 30 ocorre um massacre no centro do Rio de Janeiro. Depois da morte de quatro policiais militares numa emboscada, homens encapuzados invadem a favela de Vigário Geral e matam vinte trabalhadores e uma estudante, ferindo outras três pessoas. A imagem dos corpos causou comoção e revolta em todo o mundo. No ano seguinte o Brasil perde dois artistas geniais, o pintor Iberê Camargo e o cantor e compositor Tonico, da dupla Tonico e Tinoco. Em 1995 morre o sociólogo Florestan Fernandes.

histórica18

Agosto de 1996 mostrou bons resultados no esporte. Encerrados os Jogos Olímpicos de Atlanta o Brasil aparecia com as mãos cheias de medalhas. São três de ouro, três de prata e nove de bronze. Mas na política ocorre um incidente: as FARC, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia seqüestram os Demétrio Duarte e Eduardo Resende. Em 1997 morre o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que defendia um grande movimento de combate à fome. O Cruzeiro vence o Sporting Cristal, do Peru por 1 a 0 e é campeão da Taça Libertadores da América.

Em 1998 a morte de nove mulheres em São Paulo deixa a polícia intrigada. As investigações acabam chegando ao motoboy Francisco de Assis Pereira, que confessa os crimes, ficando conhecido como “o maníaco do parque”. O Tribunal Superior eleitoral nega pedido de registro de candidatura de Fernando Collor à presidência. O poeta e compositor Vinícius de Moraes tem seus direitos políticos recuperados depois de ser afastado da carreira diplomática em 1969 pelo AI-5.

histórica19

O ator Gerson Brenner leva um tiro na cabeça durante assalto na Via Dutra e fica tetraplégico. Em 1999 agosto reserva mais tristezas que alegrias. Morrem o cantor e compositor Carlos Cachaça e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, idealizador da CNBB. O vôlei feminino derrota Cuba depois de quase trinta anos. Em 16 de agosto de 2000 ladrões seqüestram um avião da Vasp.

Antonio de Pádua Marques Silva, cadeira 24 da APAL. 

 * Matéria da revista Histórica, do IHGGP para a edição de 2010 e que não chegou a ser publicada. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s